MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara quer ouvir jornalista sobre escutas dos EUA

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vai convidar o jornalista do jornal "The Guardian" Glenn Greenwald para audiência pública com a finalidade de debater os recentes casos de espionagem praticados pelos Estados Unid

Da Redação

·
Câmara quer ouvir jornalista sobre escutas dos EUA (Arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Câmara quer ouvir jornalista sobre escutas dos EUA (Arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2014, 07:54:00 Editado em 27.04.2020, 20:20:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vai convidar o jornalista do jornal "The Guardian" Glenn Greenwald para audiência pública com a finalidade de debater os recentes casos de espionagem praticados pelos Estados Unidos. A vinda do jornalista -que ainda não tem data marcada- foi solicitada pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP). As informações são da Agência Câmara.

Nos últimos meses, Edward Snowden ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA) tem dito que pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no País, incluindo autoridades e a própria presidente da República, se tornaram alvos de espionagem.

Glenn Greenwald foi o jornalista responsável por divulgar dados secretos coletados por Snowden. Em entrevistas para veículos da Rede Globo, Greenwald revelou que a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras foram alvos da espionagem e, mais recentemente, de países como a França e a Alemanha.

Um dos documentos divulgados por Greenwald é uma apresentação interna que classifica os desafios na área internacional a que os Estados Unidos estarão expostos nos próximos anos. Nele, o Brasil aparece classificado como motivo de preocupação sob a rubrica: "Amigos, Inimigos ou Problemas?".

Medidas Governamentais

As comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e Cidadania, realizaram, em setembro último, audiência com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que explicou todas as atitudes tomadas pelo governo federal em relação ao assunto, detalhando reuniões técnicas e políticas realizadas em conjunto com representantes do governo americano.

O ministro admitiu, no entanto, que o Brasil pouco avançou na apuração dos fatos, o que levou a presidente Dilma Rousseff a adiar a viagem de Estado que faria a Washington em outubro.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), um dos parlamentares que sugeriu a audiência, disse na ocasião que o Brasil foi surpreendido por algo previsível, uma vez que o País cada ganha cada vez mais destaque internacional.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara quer ouvir jornalista sobre escutas dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!