Política

Beto Richa garante professores para a UEM em Ivaiporã

Da Redação ·
O governador Beto Richa recebe o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, dos deputados Alexandre Curi, Ademar Traiano, Artagão Júnior, Stephanes Junior e lideranças municipais - Foto: Arnaldo Alves / ANPr.
fonte:
O governador Beto Richa recebe o prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, acompanhado do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, dos deputados Alexandre Curi, Ademar Traiano, Artagão Júnior, Stephanes Junior e lideranças municipais - Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), garantiu ontem (3) a contratação de nove professores e 17 funcionários para o campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em Ivaiporã. Os novos servidores serão chamados até janeiro de 2014 e atuarão nos três cursos ofertados na unidade: Educação Física, História e Serviço Social.
 

continua após publicidade
confira também



O anúncio foi feito ontem pelo governador, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, na presença de 20 prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes.

“Temos a educação como prioridade absoluta do nosso governo. As nossas universidades estaduais têm recebido o apoio irrestrito do Governo do Estado para garantir um ensino de excelência e qualidade”, disse Beto Richa. A região do Vale do Ivaí concentra 23 municípios e uma população de 340 mil habitantes.

O prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil (PMDB), que é presidente da Amuvi, disse que os investimentos do Governo do Estado no campus Ivaiporã promovem o desenvolvimento da região. “É uma região que foi esquecida pelos governos por muitos anos e o governo Beto Richa está resgatando o nosso desenvolvimento”, destacou Gil. Segundo ele, o campus receberá 120 novos alunos, ampliando de 300 para 420 vagas nos cursos.

O secretário João Carlos Gomes destacou que a contratação de novos docentes reforça o funcionamento dos cursos na unidade. “Este campus impulsiona o desenvolvimento local, fazendo com que o jovem não saia da sua região para ir estudar em um grande centro urbano”, afirmou Gomes.

Os prefeitos do Vale do Ivaí entregaram ao governador um documento contendo algumas reivindicações que consideram importantes para a região. A principal delas é que o governo do Estado possibilite que o programa Paraná Competitivo seja intensificado no Vale do Ivaí, atendendo sobretudo municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa Paraná Competitivo oferece uma série de benefícios a empresas que queiram se instalar no interior do Estado, viabilizando desta forma a geração de emprego e renda nos pequenos e médios municípios.

Participaram da reunião o líder do governo na Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB); os deputados estaduais Alexandre Curi (PMDB), Artagão Junior (PMDB e Stephanes Junior (PMDB.

CONVOCAÇÃO
Prefeitos do Vale do Ivaí permanecem na Capital do Estado ainda hoje. Pela manhã, às 9h30, haverá assembleia na sede da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), para deliberar sobre uma série de assuntos de interesses das prefeituras. A convocação foi feita pelo presidente da AMP, prefeito Luiz Sorvos (PMDB), de Nova Olímpia.

A Assembléia Geral tratará dos seguintes temas: a) Discussão e alteração do Estatuto Social da Entidade; b) Proposição de ação coletiva para recuperação das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); e c) Assuntos Gerais.