MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara não dá posse para Ditão Púpio em Jandaia do Sul

A comunidade de Jandaia do Sul presenciou ontem pela manhã uma situação inusitada na política local. Tudo estava combinado para que o segundo colocado na eleição para prefeito de 2012, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, e seu vice Valdecir Albieri

Da Redação

·
 Câmara não dá posse para Ditão Púpio em Jandaia do Sul (Foto: Delair Garcia)
Icone Camera Foto por
Câmara não dá posse para Ditão Púpio em Jandaia do Sul (Foto: Delair Garcia)
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.10.2013, 01:36:00 Editado em 27.04.2020, 20:23:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A comunidade de Jandaia do Sul presenciou ontem pela manhã uma situação inusitada na política local. Tudo estava combinado para que o segundo colocado na eleição para prefeito de 2012, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, e seu vice Valdecir Albieri (PDT), o Cir Albieri, fossem empossados no comando da Prefeitura. Isto porque o então prefeito Dejair Valério (PTC), o Carneiro da Metafa, e seu vice Leandro de Souza Silva (PSB) tiveram a cassação de seus mandatos confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na última terça-feira, por seis votos a zero.

O acórdão da sessão do TRE foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do órgão quinta-feira, no final da tarde. Na sexta-feira, o juiz eleitoral da Comarca de Jandaia do Sul, João Gustavo Rodrigues Stolsis, recebeu comunicado da decisão do colegiado com recomendação para dar posse ao segundo colocado. Ainda na sexta à tarde Ditão Púpio e Cir Albieri foram diplomados e o presidente da Câmara, José Aparecido Pereira (PSD), o Zé da Gruta, oficializado para dar posse a ambos.

continua após publicidade
confira também



Ditão Púpio e Cir Albieri tiveram uma reunião com Zé da Gruta que, segundo eles, sugeriu que a solenidade de posse fosse realizada ontem, às 9 horas, na Câmara de Vereadores. No entanto, Zé da Gruta simplesmente não compareceu. Ditão Púpio e Cir Albieri, assim como companheiros políticos, alguns vereadores e cerca de 100 pessoas deram de cara com a porta da Câmara fechada. Eles tentaram contatos telefônicos com Zé da Gruta, porém não conseguiram e ninguém soube informar onde ele estaria. O telefone da secretária da Câmara também não atendeu às ligações, segundo eles.

Alguns vereadores que ali compareceram disseram não terem sido convocados para a posse. “Não houve convocação da solenidade e ninguém de nós foi oficializado pelo presidente”, disse o vereador Milton de Martini Lopes Villar (PT). “Isto nunca aconteceu na historia de Jandaia do Sul”, acrescentou.
Ditão Púpio e Cir Albieri se reuniram ainda ontem pela manhã com seus advogados para decidir que providências tomar. “Esta é uma estratégia deles para ganhar tempo e entrar no tribunal com uma medida cautelar”, entende Ditão Púpio. “Se o presidente da Câmara não poderia comparecer por um problema ou outro, deveria pedir ao vice para comandar a solenidade”, assinala.

Para Ditão Púpio, se a posse não foi possível ontem, poderá acontecer nesta segunda-feira. Ele comenta que sua vitória conseguida na Justiça já era esperada e assim vai assumir o cargo. “Estamos preparados para isso”, disse.

“A população de Jandaia do Sul pode ficar tranquila, porque a administração municipal não vai parar. Todos os bons projetos em andamento na cidade terão continuidade”, assegurou.

Para o vice Cir Albieri, o não comparecimento de Zé da Gruta para dar posse foi um ato de maldade. “O Zé da Gruta sentou-se com a gente, ele mesmo sugeriu o horário da posse, por que fez isso?”, indaga.

EXONERAÇÕES

Ainda na sexta-feira, no início da noite, Carneiro da Metafa exonerou todos seus assessores, limpou as gavetas e deixou o cargo. Ele diz ter entregado as chaves da prefeitura para a secretária.

Carneiro diz que ainda amanhã vai entrar com recursos no TRE, em Curitiba, e simultaneamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, visando reverter a decisão.


O advogado de Ditão Púpio, Leandro Rosa, acha que dificilmente haverá uma reversão da sentença. “A justiça sempre procurar proteger quem está nos seus direitos”, declarou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara não dá posse para Ditão Púpio em Jandaia do Sul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!