Mais lidas
Ver todos

    Política

    Dilma recebe convidados para assistir documentário sobre ditadura

    Escrito por FolhaPress
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .





    SÃO PAULO, SP, 18 de outubro (Folhapress) - Ex-guerrilheira, presa e torturada pelo regime militar, a presidente Dilma Rousseff recebe na noite de hoje convidados no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, para assistir ao documentário brasileiro "O Dia que Durou 21 Anos".

    O filme destaca o papel dos Estados Unidos para a criação de um ambiente que resultaria no golpe para derrubar o presidente João Goulart, dando início aos 21 anos da ditadura militar no Brasil. A lista de convidados ainda não foi divulgada pela Presidência, mas entre eles estão o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) e o diretor do documentário Camilo Tavares.

    Camilo é filho de Flávio Tavares, um dos 15 presos políticos libertados em troca do embaixador norte-americano sequestrado, Charles Elbrick. Flávio, que trabalhou na produção do filme, é amigo do ex-ministro José Dirceu (Casa Civil).

    Após a troca do embaixador, em 1969, Flávio e Dirceu foram para o exílio. No ano passado, em meio ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) que condenou Dirceu pelos crimes do mensalão, Flávio escreveu um artigo "Meu amigo Zé", no qual o apontou como "bode expiatório de uma degradação maior".

    Lançado em abril, o documentário é resultado de uma pesquisa que durou mais de três anos e usa como fonte gravações de diálogos da Casa Branca de 1962 a 1964, recentemente tornadas públicas.

    Entre elas, uma de junho de 1962 em que o embaixador dos EUA no Brasil Lincoln Gordon expõe ao então presidente John F. Kennedy a necessidade de uma infiltração nas Forças Armadas brasileiras.
     

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    Homem é preso após arremessar drogas na cadeia de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma recebe convidados para assistir documentário sobre ditadura"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.