Política

MP convoca Lula para depor sobre caixa dois

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia MP convoca Lula para depor sobre caixa dois
MP convoca Lula para depor sobre caixa dois

O Ministério Público do Distrito Federal quer chamar o ex-presidente Lula para depor em investigação sobre a prática de caixa dois na campanha que o elegeu em 2002. A investigação foi aberta após denúncia feita no ano passado por Marcos Valério, o operador do esquema do mensalão, que será notificado para depor também.
 

continua após publicidade
confira também



Eles não serão obrigados a comparecer ao MP, porque foram chamados como testemunhas. “Devemos chamar os dois, mas não é obrigatória a presença”, disse o promotor Mauro Faria, responsável pelas investigações. A informação foi publicada primeiro pela revista “Veja” na edição desta semana. Por meio de sua assessoria, Lula afirmou que não iria comentar o caso.

No depoimento do ano passado, prestado quando o julgamento do mensalão ainda estava em andamento, Valério disse que a siderúrgica Usiminas doou R$ 1 milhão à campanha de Lula fora da contabilidade oficial.

O Ministério Público abriu seis investigações preliminares para apurar as novas denúncias de Valério e anexou trechos do seu depoimento a duas outras em andamento. Valério afirmou também que Lula, o ex-ministro Antonio Palocci e o português Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom, negociaram uma doação eleitoral de US$ 7 milhões para o PT.