Política

Dilma usa Twitter para criticar mais uma vez os EUA

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma usa Twitter para criticar mais uma vez os EUA
Dilma usa Twitter para criticar mais uma vez os EUA

BRASÍLIA, DF, 6 de outubro (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff criticou novamente a espionagem por parte de órgãos oficiais americanos a autoridades e empresas de várias partes do mundo.

Em sua conta no twitter, a presidente comentou que ganhou um livro lançado em 2008 que relata "os métodos modernos de espionagem da NSA [a Agência Nacional de Inteligência do EUA] sobre todos países".
 

continua após publicidade
confira também



A presidente disse que uma conclusão do livro "The Shadow Factory: The Ultra-Secret N.S.A. from 9/11 to the Eavesdropping on América" ("A Fábrica de Sombras: a ultrassecreta NSA do 11 de Setembro às escutas na América", em tradução livre) é que "[hoje se] aumenta a capacidade tecnológica para espionar com total descontrole sobre quem acessa os dados [na internet]".

Dilma lembra que isso aconteceu com ela, que denunciou o caso na ONU e aproveita para defender a aprovação do marco civil da internet. O governo enviou um projeto para discussão no Congresso Nacional que poderá ser votado nas próximas semanas.

"O livro é de 2008. Mostra que vem ocorrendo há mais tempo o que apareceu agora: espionagem a cidadãos brasileiros (inclusive eu), cias [companhias] e ministérios". E complementa: "exigimos explicações e mudanças de comportamento por parte dos americanos".

Segundo Dilma, esses métodos, que usam a internet e cabos submarinos, envolvem a terceirização do serviço de espionagem, com a contratação de milhares de empresas e trabalhadores.