Política

Dilma chega a Nova York para discurso na ONU

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Dilma chega a Nova York para discurso na ONU
Dilma chega a Nova York para discurso na ONU

NOVA YORK, EUA, 23 de setembro (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff desembarcou hoje em Nova York para participar da Assembleia-Geral das ONU.

Ela não falou com os jornalistas ao chegar ao hotel e subiu diretamente para o quarto para trabalhar no discurso que fará na abertura do evento, amanhã, no qual deve abordar a espionagem praticada pelo governo americano.

O discurso acontece antes da fala do presidente dos EUA, Barack Obama, que recebeu de Dilma, na semana passada, uma negativa para participar de uma visita de Estado em Washington em outubro.

O cancelamento da viagem foi uma represália às denúncias de que a NSA (a Agência de Segurança Nacional dos EUA) espionou a comunicação de Dilma com seus assessores, além de ter vigiado também a Petrobras. Outro assunto presente no discurso de Dilma deve ser a crise na Síria.

Para o final da tarde de hoje estão previstos encontros com o ex-presidente americano Bill Clinton e com a mandatária argentina, Cristina Fernández de Kirchner, no hotel onde Dilma está hospedada em Manhattan.

A agenda da presidente durante a Assembleia da ONU ainda não detalha as reuniões bilaterais que ela deve ter com outros chefes de Estado.

Na manhã de quarta-feira, antes de retornar ao Brasil, Dilma deve discursar em um evento organizado pelo Goldman Sachs, no qual também são esperados os chefes do Banco Central, da Fazenda e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
 

continua após publicidade