MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Merkel vence, mas perde maior aliado

BERLIM, ALEMANHA, 22 de setembro (Folhapress) - Uma pesquisa de boca de urna na Alemanha indica que a chanceler Angela Merkel venceu as eleições da Alemanha. Contudo, apesar de reeleita para o terceiro mandato, pode perder seu principal aliado no Parlamen

Da Redação

·
Fonte da imagem: akademia.comunicamos.org
Icone Camera Foto por
Fonte da imagem: akademia.comunicamos.org
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2013, 14:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:24:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BERLIM, ALEMANHA, 22 de setembro (Folhapress) - Uma pesquisa de boca de urna na Alemanha indica que a chanceler Angela Merkel venceu as eleições da Alemanha. Contudo, apesar de reeleita para o terceiro mandato, pode perder seu principal aliado no Parlamento.

O partido dela, CDU (União Democrata Cristã), aparece em primeiro lugar com 42,3% dos votos, somados aos da CSU (União Social Cristã).

continua após publicidade
confira também



No entanto, seu aliado FDP (Partido dos Democratas Livres) tem apenas 4,5% e pode ficar fora do Parlamento pela regra que exige um mínimo de 5% dos votos. A nova sigla AfD (Alternativas para a Alemanha), que defende o fim do euro, aparece com 4,8% e tem chance de se tornar a quinta força política no país.

"É um grande resultado', disse Merkel, sorridente e saudada com gritos de vitória na sede da CDU (União Democrata Cristã) em Berlim. "Ainda é cedo para dizer como as coisas vão caminhar. Mas já podemos comemorar hoje, porque fomos bem', afirmou a chanceler.

Com esses resultados, Merkel precisará atrair o apoio do SPD (Partido Social-Democrata) ou dos Verdes, ambos na oposição a seu governo, para continuar no poder.

A pesquisa foi divulgada pela emissora pública ZDF assim que as urnas foram fechadas, às 18h locais (13h em Brasília).

O SPD, do candidato Peer Steinbrück, aparece com 26,3%. Seus principais aliados, os Verdes, têm 8%.

O Partido de Esquerda aparece com 8,5% dos votos e poderia mudar a balança de forças, mas Steinbrück prometeu várias vezes não aceitar seu apoio.

Surpresa

A pesquisa também mostra que o novo partido AfD (Alternativas para a Alemanha), que defende o fim do euro, pode entrar pela primeira vez no Parlamento alemão.

A sigla aparece com 4,8% dos votos, a 0,2 ponto de superar a cláusula de barreira. Para analistas, o AfD será oposição a qualquer chanceler eleito, seja Merkel ou Steinbrück.

Oposição

O candidato da oposição social-democrata, Peer Steinbrück, reconheceu a vitória da adversária e disse que ela poderá montar um novo governo.

Steinbrück se mostrou decepcionado com a boca de urna, que deu cerca de 26% dos votos para o SPD e 8% para seus principais aliados, os Verdes.

"Não conseguimos o resultado que nós esperávamos. A bola agora está com a senhora Merkel. Ela deve formar uma maioria para governar', disse.

O Partido de Esquerda aparece com 8,5% dos votos e poderia mudar a balança de forças, mas Steinbrück já disse que não aceitará seu apoio para governar.

Suspense

O formato da nova coalizão de Merkel dependerá do desempenho de dois partidos menores, que só deve ser conhecido na madrugada de amanhã.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Merkel vence, mas perde maior aliado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!