MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Fecea vai elaborar sugestão para redução do duodécimo

Professores da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) estão desenvolvendo um estudo para propor a redução do percentual do Orçamento do município repassado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, o duodécimo. A iniciativa atende a

Da Redação

·
Diretor da Fecea e membro do OSA, o economista Rogério Ribeiro
Icone Camera Foto por Delair Garcia
Diretor da Fecea e membro do OSA, o economista Rogério Ribeiro
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2013, 09:43:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Professores da Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea) estão desenvolvendo um estudo para propor a redução do percentual do Orçamento do município repassado pela Prefeitura à Câmara de Vereadores, o duodécimo. A iniciativa atende a um pedido do Observatório Social de Apucarana (OSA).

Segundo o diretor da Fecea e membro do OSA, o economista Rogério Ribeiro, o objetivo é possibilitar que o município invista recursos que não serão utilizados pela Câmara em áreas prioritárias do governo, sem a necessidade de esperar pelas devoluções ao final do ano. Hoje, o Poder Legislativo recebe 6% da receita municipal.

“O Observatório entende que, como Câmara vem devolvendo R$ 1 milhão, R$ 1,5 milhão todos os anos - um recurso financeiro que fica parado, isso poderia ser investido em outras áreas”, argumenta ele, ao salientar que a Constituição Federal prevê que os repasses para a Câmara não ultrapassem 6%. “Não quer dizer que tenha que ser 6%”, diz.

Ribeiro comenta que aguarda que a Câmara responda um ofício solicitando informações sobre os gastos do Legislativo municipal nos últimos dez anos para finalizar o estudo. A princípio, assinala ele, verbas não teriam sido devolvidas pela Câmara em apenas um ano. “Se todo o ano isso é devolvido, por que não redimensionar o repasse?” questiona.

Para o secretário Municipal de Fazenda e Gestão Pública, Marcello Augusto Machado, a sugestão precisa ser bem avaliada. Ele observa que a Prefeitura vem seguindo o que prevê a lei federal em relação ao Legislativo, um Poder independente. “O Orçamento é baseado na lei, dentro do que está determinado”, diz.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Fecea vai elaborar sugestão para redução do duodécimo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!