MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Religião-Visita - (Atualizada)

Papa Francisco chega ao Rio e é recebido por autoridades RIO DE JANEIRO, RJ, 22 de julho (Folhapress) - O papa Francisco chegou ao Brasil hoje, às 15h43, na base aérea do aeroporto internacional do Galeão, no Rio. Foi colocado um tapete vermelho para o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.07.2013, 17:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Papa Francisco chega ao Rio e é recebido por autoridades




RIO DE JANEIRO, RJ, 22 de julho (Folhapress) - O papa Francisco chegou ao Brasil hoje, às 15h43, na base aérea do aeroporto internacional do Galeão, no Rio. Foi colocado um tapete vermelho para o sumo pontífice passar.

Às 16h01, ele desceu as escadas com um sorriso no rosto e foi saudado pela presidente Dilma Rousseff. O papa recebeu flores de duas crianças e deu um beijo no rosto delas. O papa foi recepcionado pelo toque de corneta e duas filas de militares --tratamento dispensado aos chefes de Estado que visitam o país.

Além disso, a banda da base aérea e um coral formado por 120 jovens interpretaram o tema da Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional de católicos que ocorre de amanhã ao domingo.

Autoridades foram ao local para receber o sumo pontífice. O papa as cumprimentou com aperto de mãos e abraçou o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.

A comitiva de políticos incluiu o vice-presidente Michel Temer e mais oito autoridades, como o governador do Rio, Sergio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Também estavam no avião jornalistas, que acompanharão o papa durante a Jornada Mundial da Juventude.

Apesar do forte calor que faz no Rio, do lado de fora da base, dezenas de fiéis se reúnem com cartazes e faixas em apoio ao papa Francisco. Eles se concentraram na estrada do Galeão, que dá acesso ao aeroporto.

No centro da cidade, a multidão gritava: "ou, ou, ou, o papa já chegou". Os sinos da Catedral Metropolitana, no Rio, tocaram no momento da chegada do papa.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 2.000 pessoas aguardam o papa na avenida Chile, uma das ruas por onde ele passaria na tarde de hoje com o papamóvel aberto.

Outros locais

No Palácio Guanabara, onde o papa receberá as boas-vindas de autoridades brasileiras no início da noite, o clima era calmo. O local é sede do governo do Rio e fica em Laranjeiras (zona sul).

A polícia fez uma barreira a partir da avenida Presidente Carlos de Campos com a rua Pinheiro Machado. Apenas os peregrinos e a imprensa podiam circular pelo local. O governador da Bahia, Jaques Wagner, chegou ao local por volta das 15h30.

Boas-vindas

O papa Francisco recebeu as boas-vindas da (Força Aérea Brasileira) ainda a bordo do avião A330 que o levou da Itália ao Rio de Janeiro.

Às 11h56, o controlador de voo tenente Ricardo Antônio fez um anúncio: "O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o Papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013".

A aeronave havia acabado de entrar na área sob a responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O texto foi lido em inglês, via rádio, e por um outro sistema de transmissão. "Os pilotos garantiram que ela chegou ao papa", disse o tenente.

Ricardo Antônio disse ter sido voluntário para controlar o voo. "Eu me emociono porque é o papa", disse.

O avião estava a 516 km da costa --ainda não era espaço aéreo brasileiro, mas uma área sob a jurisdição do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta-3), do Recife (PE). Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável pelo controle de tráfego aéreo sobre o Atlântico até o meridiano 10 Oeste.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Religião-Visita - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!