Política

Beto Preto discursa durante a conferência

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Beto Preto discursa durante a conferência
fonte: Divulgação
Beto Preto discursa durante a conferência

Com a participação de 25 municípios do Vale do Ivaí, foi realizada no último domingo, no Cine Teatro Fênix, III Conferência Intermunicipal da Cultura de Apucarana. Os trabalhos foram conduzidos em torno de oito temas estabelecidos no Plano Nacional de Cultura. Cada eixo recebeu propostas regionais que serão levadas às esferas estadual e federal. 

Para o prefeito Beto Preto, a cultura no interior do Estado precisa se reinventar. “Necessita ser vista pela esfera estadual e receber incentivos para que possamos promover todas as iniciativas culturais que sejam possíveis. Temos que colocar nossa região no mapa cultural do estado, precisamos ser vistos”, disse Beto em seu discurso na abertura do evento.

Beto destacou a expressiva representatividade dos municípios do Vale de Ivaí na conferência. “Aqui está uma demonstração do interesse das administrações municipais em fazer com que todas suas atividades possam acontecer de fato”, afirmou Beto. 

A participação do assessor de projetos da Secretaria Estadual da Cultura, Beto Lança, foi um dos destaques do evento. A maioria dos secretários municipais de Cultura do Vale do Ivaí está ocupando o cargo pela primeira vez. “Lança apresentou vários esclarecimentos de grande importância para condução do trabalho de cada um”, observou o diretor-presidente da Secretaria de Cultura de Apucarana, Ednei Mansano.

Lança também conheceu as obras paralisadas do “Quarteirão da Cultura” e lamentou o abandono do prédio. O assessor de projetos da Secretaria de Estado da Cultura afirmou que irá se empenhar na liberação de recursos para conclusão da construção, e sugeriu, inclusive, num novo nome para o local: “Centro Cultural Regional”.

Os secretários de Cultura reunidos no evento ainda tomaram uma decisão, a qual representará um grande avanço para cultura da região. Ficou definida a reorganização da 5ª Regional da Cultura, que está desativada. “Temos uma cadeira na Secretaria da Cultura do Estado que está desocupada. Apucarana e todo o Vale do Ivaí vão voltar ter representatividade na esfera estadual para trazer mais conquistas para vida cultural de cada município”, avalia Mansano.

Os trabalhos da conferência encerraram com a eleição de 12 delegados (4 do poder público e 8 da sociedade) que representarão a região na Conferência Estadual da Cultura, programada para os dias 14 e 15 de setembro, em Guarapuava. 

continua após publicidade