Política

Novas regras para apreciação de vetos já estão valendo

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 13 de julho (Folhapress) - O "Diário Oficial da União" publicou ontem resolução com as novas regras para análise de vetos pelo Congresso. O texto foi aprovado na quinta-feira em sessão conjunta das duas casas do Legislativo. As informações são da Agência Câmara.

Com a nova regra, assim que o presidente do Senado for comunicado do veto, terá 72 horas para designar uma comissão mista para relatá-lo e estabelecer o calendário para a tramitação do mesmo.

O prazo de 30 dias previsto na Constituição para que o Congresso analise o veto será contado da data em que o mesmo por protocolado na Presidência do Senado. Antes, o prazo só era contado a partir da leitura do veto em sessão do Congresso.

Depois que o avulso da proposta com vetos for distribuído, e passado o prazo para designação da comissão mista, o veto será obrigatoriamente colocado na Ordem do Dia da sessão conjunta imediata, independente da apresentação de relatório pela comissão.

Até a votação final do veto, a pauta das sessões conjuntas do Congresso ficará trancada para qualquer outra deliberação.

A resolução aplica-se se à apreciação dos vetos publicados a partir de 1º de julho de 2013.

Ainda conforme as novas regras, os vetos deverão ser apreciados em sessões do Congresso Nacional a serem convocadas para a terceira terça-feira de cada mês.

Caso a reunião não ocorra, outra sessão conjunta para a terça-feira seguinte com o mesmo objetivo.
 

continua após publicidade