Política

Maioria dos brasileiros não confia em ação do governo, diz ONG

Da Redação ·





Por Bernardo Mello Franco

LONDRES, REINO UNIDO, 9 de julho (Folhapress) - Uma pesquisa divulgada hoje pela ONG Transparência Internacional indica que a maioria dos brasileiros não confia no governo para combater a corrupção.

De acordo com o levantamento, 56% dos brasileiros consideram o governo ineficiente para inibir o desvio de recursos públicos. Outros 23% consideram o governo eficiente, e 21% não opinaram.

A pesquisa também mostra que 47% dos brasileiros acham que a corrupção aumentou nos últimos dois anos. Apenas 18% disseram ter visto melhora, e 35% afirmaram que a situação não mudou.

De acordo com a Transparência Internacional, os partidos políticos, o Congresso e a polícia são vistos como as instituições mais corruptas do Brasil.

Para 81% dos entrevistados, a corrupção afeta os partidos. 72% mencionaram o Congresso e 70% a polícia. As instituições mais bem avaliadas segundo este critério foram as Forças Armadas (30%) e as igrejas (33%).

Os dados fazem parte do Barômetro Global da Corrupção, divulgado hoje pela Transparência Internacional. A ONG ouviu 114 mil pessoas em 107 países.

Este levantamento é diferente do Índice de Percepção da Corrupção, em que a ONG monta um ranking dos países mais e menos corruptos do mundo. A lista de 2013 ainda não foi divulgada.

 

continua após publicidade