MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PT convoca militantes a "assumir definitivamente" participação em protestos

Por Catia Seabra BRASÍLIA, DF, 4 de julho (Folhapress) - O comando nacional do PT conclamou hoje, em documento, a militância petista "a assumir decididamente a participação das manifestações de rua em todo o país, em particular no dia nacional de luta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2013, 20:41:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Catia Seabra

BRASÍLIA, DF, 4 de julho (Folhapress) - O comando nacional do PT conclamou hoje, em documento, a militância petista "a assumir decididamente a participação das manifestações de rua em todo o país, em particular no dia nacional de luta com greves e mobilizações", programada pelas centrais sindicais para a próxima quinta-feira.

"Todo apoio ao dia nacional de luta com greves e mobilizações", diz o documento distribuído ontem pelo presidente do PT, Rui Falcão, após dez horas de uma reunião marcada por críticas ao distanciamento do governo Dilma com os movimentos sociais.

A conclamação foi realizada depois de o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Vagner Freitas, antecipar à cúpula petista a programação e a pauta do movimento. E depois de petistas reclamarem da falta de diálogo do governo com partido e sociedade civil.

"Nós estamos no gabinete. Mas somos de rua", disse o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice (RJ), alegando existir uma coincidência entre a agenda sindicalista e a do partido.

O PT incluiu entre suas propostas a insistência por uma constituinte exclusiva para a reforma política, mesmo que dependa de coleta de assinaturas. A resolução do partido "saúda" ainda o que chama de caráter progressista do movimentos.

Apesar da intensa resistência interna, o partido decidiu apoiar publicamente a realização de um plebiscito sobre reforma política "num prazo mais curto possível".

Na reunião, petistas apontaram para o risco de perda de controle do questionário do plebiscito. Segundo participantes, o senador Welington Dias (PI) chegou a alegar que não é possível saber o que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), incluiria entre as perguntas.

Ainda assim, venceu o argumento de que o partido tem o dever de sustentar a presidente Dilma Rousseff num momento tão delicado.

"Podemos fazer isso [lutar pelo plebiscito] e não acontecer. Nossa obrigação é mostrar a população que estamos solidários com ela", disse Falcão.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PT convoca militantes a "assumir definitivamente" participação em protestos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!