MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Temer reúne oito partidos aliados para discutir plebiscito

Por Marcio Falcão BRASÍLIA, DF, 4 de julho (Folhapress) - Diante da resistência da base aliada a um plebiscito para reforma política, o vice-presidente Michel Temer convocou para hoje oito lideres de partidos governistas na Câmara para debater a propos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.07.2013, 11:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Marcio Falcão

BRASÍLIA, DF, 4 de julho (Folhapress) - Diante da resistência da base aliada a um plebiscito para reforma política, o vice-presidente Michel Temer convocou para hoje oito lideres de partidos governistas na Câmara para debater a proposta.

Estão reunidos no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice, lideres do PT, PMDB, PSB, PCdoB, PR, PP,PTB e PDT. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Saclvatti ( Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Educação) acompanham o encontro.

A Folha de S.Paulo mostrou hoje que dos dez principais partidos da base aliada na Câmara, apenas PT e PC do B apoiam a sugestão da presidente Dilma Rousseff de realizar plebiscito para discutir uma reforma no sistema político brasileiro que tenha efeitos nas eleições do ano que vem.

Pressionada, Dilma sugeriu a consulta popular em resposta às manifestações de rua no país e anteontem enviou ao Congresso mensagem propondo que a população seja ouvida sobre cinco pontos.

O plebiscito sugerido pela presidente discutiria mudanças no financiamento de campanhas eleitorais e no sistema de votação, o fim dos suplentes no Senado, do voto secreto no Congresso e das coligações partidárias para eleições de parlamentares.

A proposta de Dilma esbarrou em duas questões principais: nas reações de políticos que entendem que a presidente atropelou o Congresso ao impor pauta de discussão sem consultá-los e no tempo dado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) necessário para elaborar um plebiscito.

Os deputados aliados, em sua maioria, defendem basicamente dois pontos: que uma reforma política seja elaborada pelo Congresso e submetida a referendo ou plebiscito no ano que vem com efeitos para as eleições de 2016; e que sigam as votações de mudanças pontuais na legislação no próprio Congresso.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Temer reúne oito partidos aliados para discutir plebiscito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!