MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Em 1º turno, deputados aprovam autonomia para Defensoria Pública da União

Por Márcio Falcão BRASÍLIA, DF, 3 de julho (Folhapress) - A Câmara dos Deputados aprovou hoje, em primeiro turno, uma Proposta de Emenda à Constituição que concede autonomia financeira e administrativa à Defensoria Pública da União. Para a proposta t

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2013, 21:07:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade







Por Márcio Falcão

BRASÍLIA, DF, 3 de julho (Folhapress) - A Câmara dos Deputados aprovou hoje, em primeiro turno, uma Proposta de Emenda à Constituição que concede autonomia financeira e administrativa à Defensoria Pública da União.

Para a proposta ter validade ainda é preciso que o texto passe por uma segunda votação no plenário da Câmara, o que deve ocorrer na próxima semana. A PEC foi aprovada com 408 favoráveis, 3 contrários e uma abstenção.

Atualmente, o órgão é vinculado ao Ministério da Justiça. A principal medida da proposta é permitir a defensoria ter seu orçamento próprio.

Há algumas semanas, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) chegou a pedir o adiamento da análise da proposta. Na votação, no entanto, a liderança do governo orientou a aprovação do texto.

A Defensoria Pública da União atua em defesa de pessoas que recebem até três salários mínimos e questionam na Justiça a União e órgãos da administração indireta. De acordo com o relator da matéria, Mauro Benevides (PMDB-CE), a defensoria realizou, em 2012, mais de 1 milhão de atendimentos. O quadro de pessoal, segundo o peemedebista, conta com cerca de 480 profissionais.

Durante a votação do texto, os deputados Silvio Costa (PTB- PE) e Mendonça Filho (DEM- PE) questionaram a proposta.

"Admiro o trabalho da defensoria, mas nós não podemos inventar essa moda de autonomia financeira. Se essa moda pega, por que o professor não pode ter autonomia, por que o militar não pode ter autonomia?", questionou Costa.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Em 1º turno, deputados aprovam autonomia para Defensoria Pública da União"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!