MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo do RS lança votação na internet sobre mudanças na legislação

PORTO ALEGRE, RS, 3 de julho (Folhapress) - O governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), lançou hoje uma votação informal pela internet sobre a reforma política. Na ferramenta, os eleitores podem opinar sobre quais questões deveriam ser tratadas c

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2013, 18:20:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





PORTO ALEGRE, RS, 3 de julho (Folhapress) - O governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), lançou hoje uma votação informal pela internet sobre a reforma política. Na ferramenta, os eleitores podem opinar sobre quais questões deveriam ser tratadas com prioridade em uma discussão sobre mudanças na legislação.

A pesquisa também questiona se o eleitor prefere que a reforma seja feita pelo atual Congresso ou por meio da convocação de uma Constituinte. A ideia da Constituinte já foi abandonada pelo governo federal, após ser alvo de críticas de juristas e políticos na semana passada.

A votação do governo gaúcho funciona da seguinte forma: o sistema apresenta duas sugestões de mudanças na lei, como voto facultativo ou financiamento público de campanha. O eleitor opta pela alternativa que considere mais relevante.

Em uma mesma votação, dezenas de sugestões de mudanças são comparadas. Ao final, um sistema vai verificar quais temas foram considerados mais relevantes pelos participantes. Também integram a pesquisa propostas como unificação do calendário de eleições, tempo de propaganda igual para todos os partidos e ampliação da quantidade de plebiscitos.

O eleitor também pode escrever suas próprias sugestões e encaminhar ao governo gaúcho. O Estado promete repassar os resultados para o Congresso. A votação vai até o próximo dia 17.

O governador é um ferrenho defensor do financiamento público e defende a convocação de uma constituinte. Ao falar sobre a pesquisa pela internet, ele disse que é preciso se mobilizar pela reforma porque o Congresso quer, segundo Tarso, "amorcegar" (trabalhar de forma lenta, para se poupar) as mudanças.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo do RS lança votação na internet sobre mudanças na legislação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!