MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PSB lista 17 propostas para reverter crise

Por Daniel Carvalho e Gabriela López OLINDA, PE, 2 de julho (Folhapress) - Em um documento redigido após sete horas de um debate que só terminou na madrugada de hoje, a cúpula do PSB, liderada pelo governador Eduardo Campo (PE), afirma que a base da

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.07.2013, 19:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:27:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade







Por Daniel Carvalho e Gabriela López

OLINDA, PE, 2 de julho (Folhapress) - Em um documento redigido após sete horas de um debate que só terminou na madrugada de hoje, a cúpula do PSB, liderada pelo governador Eduardo Campo (PE), afirma que a base da presidente Dilma Rousseff é "artificial" e elenca ao menos 17 propostas para reverter a crise política evidenciada pelos protestos no país.

"Advertíamos o governo para a artificialidade de sua base parlamentar, sem consonância com a realidade social, nem correspondência com os propósitos do governo de centro-esquerda", diz a carta intitulada "O PSB e o novo Brasil", assinada por Campos.

Na carta, o provável adversário de Dilma Rousseff nas eleições do ano que vem não menciona outras siglas, mas afirma que "há meses" advertia "governo e partidos quanto à necessidade de uma análise crítica da realidade brasileira" e que a ocupação das ruas pela população é sinal de "vigor democrático".

"O Brasil, que foi eficiente na construção de estádios de excelência internacional, pode ser eficiente na construção das obras e manutenção dos serviços de que depende nosso povo", diz o partido.

O PSB oficializou o apoio à realização de plebiscito e referendo, mas faz ressalvas à consulta popular proposta pelo governo federal.

"O plebiscito sugerido pela presidente Dilma Rousseff não deve estar limitado à reforma política, mas [deve ser] realizado dando-se oportunidade à ampla participação da sociedade na elaboração das perguntas", afirma.

O partido defende que a consulta seja feita junto com a eleição do ano que vem, passe a valer a partir da disputa seguinte, em 2016, e abranja "todos os poderes".

"Muitas medidas dependem de reforma constitucional, outras, porém, podem ser introduzidas por nossos governos e pelo Congresso."

Propostas

O documento publicado pelo PSB traz 12 propostas aos parlamentares e 5 aos governantes pessebistas, além de recomendações feitas à militância e à Fundação João Mangabeira, ligada ao partido.

Para os integrantes do Legislativo há orientações como defender o fim do voto secreto, a unificação das eleições, o mandato de cinco anos, o fim da reeleição e das coligações proporcionais.

O partido defende um novo pacto federativo, a destinação de 10% do orçamento da União para a saúde e de 10% do PIB para a educação.

Aos governantes, o PSB recomenda, entre outros pontos, a adoção dos critérios da Lei da Ficha Limpa para o ingresso no serviço público.

"Ajudamos o Brasil a melhorar, mas tínhamos clareza de que havia um Brasil que queria mais. Colocamos isso nas nossas inserções. Para nós não é surpresa que as ruas peçam o que o PSB entendia que era uma nova agenda. Uma nova agenda, para um novo Brasil", afirmou, em entrevista à imprensa na sede provisória do Governo, em Olinda, no Grande Recife.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PSB lista 17 propostas para reverter crise"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!