Política

Polícia deflagra operação em 11 Estados contra fraudes em licitações

Da Redação ·





Por Fernando Mello

BRASÍLIA, DF, 2 de julho (Folhapress) - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje uma operação com o objetivo de desarticular um grupo que desviava recursos públicos de mais de cem cidades dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Sergipe, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Bahia.

O desvio era feito a partir de fraudes em processos licitatórios destinados à aquisição de precatórios judiciais.

Ao todo são 53 mandados judiciais: 20 mandados de busca e apreensão, 21 mandados de sequestro de valores, bens móveis e imóveis, três mandados de condução coercitiva e nove mandados de prisão temporária. Segundo a PF, a quadrilha é formada por empresas, pessoas físicas, servidores públicos e ex-prefeitos.

O grupo fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações a uma das empresas integrantes da organização criminosa. Essa empresa vencia as licitações com o compromisso de fazer a compensação entre precatórios judiciais e as dívidas das prefeituras, sob o argumento de uma economia de até 30% sobre os valores devidos ao INSS, prática proibida pela lei.

Somente em Minas Gerais, segundo a PF, foram desviados mais de R$ 70 milhões. A operação foi chamada de "Violência Invisível".
 

continua após publicidade