MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Dilma enviará mensagem ao Congresso para o plebiscito

Por Tai Nalon e Breno Costa BRASÍLIA, DF, 1 de julho (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que irá mandar amanhã minuta com as "balizas" que nortearão a convocação de um plebiscito para a reforma política pelo Congresso Nacional. El

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.07.2013, 19:47:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade







Por Tai Nalon e Breno Costa

BRASÍLIA, DF, 1 de julho (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que irá mandar amanhã minuta com as "balizas" que nortearão a convocação de um plebiscito para a reforma política pelo Congresso Nacional.

Ela interrompeu reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília, para anunciar a decisão. Segundo ela, não serão enviadas sugestões de perguntas, mas "linhas gerais" para a elaboração da consulta popular.

"Uma consulta sobre reforma política ela não pode ser exaustiva no sentido de que tenha muitas questões", disse. "Nós não vamos dar sugestão de pergunta porque não somos nós que vamos fazer as perguntas", completou.

"Está claro na Constituição: quem convoca, quem tem poder convocatório é o Congresso Nacional, Câmara e Senado, por isso eu insisti na palavra: é uma sugestão."

A presidente convocou hoje reunião ministerial após semanas de manifestações populares no país. É a terceira reunião ministerial que Dilma convoca desde o início do seu mandato. Outras aconteceram em 2011 e 2012, sempre no início do ano, geralmente para dar diretrizes sobre o ano.

Estavam ausentes hoje os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Marta Suplicy (Cultura), que estão em viagem ao exterior. Além dos 37 ministros, estão presentes também os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso.

Para reagir à queda em sua popularidade, Dilma definiu no fim de semana que vai priorizar a aprovação da proposta de plebiscito sobre reforma política como uma das "portas de saída" para a atual crise.

Dilma e seus ministros começaram ontem a redigir a mensagem propondo a consulta que deve ser enviada ao Congresso nesta semana.

A equipe de Dilma classifica como dado "mais preocupante" o fato de a crise atual ter atingido o governo num momento já de queda na aprovação por causa do desempenho da economia.

Segundo a reportagem apurou, isso aumentou a pressão interna por ajuste econômico --inclusive com troca de nomes na área e não só na articulação política do governo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma enviará mensagem ao Congresso para o plebiscito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!