MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputado Donadon é considerado foragido pela polícia

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) descumpriu ontem o acordo com a Polícia Federal para se entregar e passou a ser considerado foragido. A defesa do parlamentar, cuja prisão imediata foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, tinha combinado q

Da Redação

·
Donadon é considerado foragido pela polícia (Crédito - Agência Câmara)
Icone Camera Foto por Reprodução
Donadon é considerado foragido pela polícia (Crédito - Agência Câmara)
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.06.2013, 11:17:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) descumpriu ontem o acordo com a Polícia Federal para se entregar e passou a ser considerado foragido.

A defesa do parlamentar, cuja prisão imediata foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal, tinha combinado que ele se apresentaria até o fim da manhã na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Até o fechamento desta edição, Donadon não tinha se entregado.

Durante todo o dia, agentes da PF foram mobilizados em Brasília e em Rondônia para localizar o parlamentar e cumprir a ordem de prisão do Supremo. Além do Departamento de Operações, a PF acionou também a inteligência do órgão. Desde que foi expedida a ordem de prisão – na tarde de quarta-feira -, o nome do deputado foi incluído no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos. Também foram feitas comunicações para aeroportos, portos e postos da Polícia Rodoviária Federal.

A PF tentou ainda negociar a prisão do deputado da base aliada. O diretor-geral do órgão, Leandro Daiello, foi acionado para conversar com o advogado Nabor Bulhões – que representa Donadon – para tratar da logística da prisão. O parlamentar queria garantias de que não seria algemado nem teria imagens da sua prisão divulgadas. Havia a expectativa de que ele se entregasse durante a madrugada de hoje.

continua após publicidade
confira também


No Congresso, a Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados informou que não foi notificada sobre o mandado de prisão. Segundo a direção do departamento, também não houve nenhuma solicitação de informações por parte da Polícia Federal sobre o paradeiro do parlamentar condenado a 13 anos de prisão por formação de quadrilha e peculato.

O diretor da Polícia Legislativa, Paulo Marques, disse que não recebeu nenhuma orientação sobre como proceder caso um de seus agentes se deparasse com o parlamentar nas dependências do Parlamento. “Não recebemos nenhuma ordem”, afirmou. Se Donadon fosse encontrado na Câmara, a PF teria de recorrer à Polícia Legislativa para executar a ordem de prisão. Nessa situação, o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), seria consultado. “A determinação é para a Polícia Federal (prender) e não para a Polícia Legislativa”, ressaltou Marques.

Desgaste - O parlamentar não é visto no Congresso desde terça-feira. Anteontem, quando receberam a notícia da ordem do Supremo, líderes dos partidos se reuniram com o presidente Henrique Alves e ponderaram que a eventual prisão do parlamentar dentro da Casa, num momento de efervescência das ruas, desgastaria ainda mais a imagem do Congresso.

Ontem, pela segunda vez, funcionários da Comissão de Constituição e Justiça tentaram notificar o peemedebista sobre a abertura do processo de cassação de mandato, mas foragido, Donadon não foi encontrado. Caso ele permaneça foragido, a notificação será feita por meio do Diário Oficial da União. A Câmara quer dar celeridade ao processo e votá-lo antes do recesso parlamentar, que deve começar em 18 de julho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputado Donadon é considerado foragido pela polícia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!