MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PSOL que levar projeto da "cura gay" para votação em plenário

Por Raul Montenegro SÃO PAULO, SP, 27 de junho (Folhapress) - O líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), vai apresentar na reunião de líderes da semana que vem requerimento de urgência para que o projeto apelidado de "cura gay" seja votad

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2013, 21:16:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade







Por Raul Montenegro

SÃO PAULO, SP, 27 de junho (Folhapress) - O líder do PSOL na Câmara, deputado Ivan Valente (SP), vai apresentar na reunião de líderes da semana que vem requerimento de urgência para que o projeto apelidado de "cura gay" seja votado no plenário da Casa.

Segundo o partido, o objetivo de Valente é que o projeto --que permite que psicólogos promovam tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade-- seja rejeitado pelos congressistas, "como pedem as milhares de pessoas que lotam as ruas do Brasil".

A proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos --presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP)-- em meio à onda de protestos que sacudiu o Brasil nas últimas semanas.

Em condições normais, o projeto da "cura gay" ainda precisaria passar por duas comissões (a de Seguridade Social e a de Constituição e Justiça) antes de ir a plenário. O que o PSOL quer agora, no entanto, é pular essas etapas e levar o caso diretamente à votação pela Câmara.

Trâmite

O pedido para que a votação imediata aconteça precisará ser aprovado pela maior parte da Casa ou por líderes que representem essa maioria. Segundo Valente, o número mínimo de assinaturas já foi coletado --entre as lideranças partidárias que assinaram estão as do PT, PSDB, DEM, PSD, PDT, PSB e PC do B, além do PSOL. De acordo com ele, PV e PPS também devem apoiar o requerimento.

Aprovada a requisição, o projeto da "cura gay" poderá ser votado diretamente pelo plenário, o que Valente acredita que deve acontecer rapidamente porque o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), "está com disposição de pautar".

Ontem, em conversa com representantes de movimentos que tomam as ruas do país, Alves se comprometeu a trabalhar para "enterrar" o projeto.

Para Valente, a proposta deve ser rejeitada no plenário da Câmara porque "há uma rejeição de toda a sociedade pela lógica homofóbica do projeto".

De acordo com o deputado, agora que a questão ganhou as ruas, "é hora de se avançar em certas questões dos direitos humanos e civis". "A intolerância não passará", finalizou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PSOL que levar projeto da "cura gay" para votação em plenário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!