MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Câmara abre processo de cassação de deputado do PMDB

A Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira (26) um processo para cassar o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Ele foi condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. Nesta quarta, o STF (Supremo Tribun

Da Redação

·
O deputado federal de Rondônia, Natan Donadon, foi condenado pelo STF por formação de quadrilha e peculato (Divulgação-14.dez.12/Agência Câmara)
Icone Camera Foto por
O deputado federal de Rondônia, Natan Donadon, foi condenado pelo STF por formação de quadrilha e peculato (Divulgação-14.dez.12/Agência Câmara)
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.06.2013, 15:32:00 Editado em 27.04.2020, 20:28:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira (26) um processo para cassar o mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO). Ele foi condenado a 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

Nesta quarta, o STF (Supremo Tribunal Federal) expediu um mandado de prisão imediata para o deputado.

Donandon é o primeiro parlamentar a ter sua prisão decretada após a promulgação da Constituição de 1988. O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, disse, após reunião com líderes da Câmara, que o caso de Donadan terá tratamento “exemplar”.

— Imediatamente esta Casa já toma as providências necessárias cumprindo os preceitos, que é o exame do mandato do parlamentar. Essa Casa, exemplarmente, vai cumprir o seu dever consequente à decisão do STF.

Segundo o presidente da Câmara, a Casa não vai interferir na prisão de Donadan — por lei, ele não poderia ser preso se estivesse dentro da Câmara. Questionado, Henrique Eduardo Alves acredita que não seria necessária interferência.

Depois de passar pela Mesa Diretora da Câmara, o processo vai ser remetido a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que deve escolher o relator do processo ainda nesta quarta.

Depois disso, o deputado terá cinco sessões para apresentar defesa. Em seguida a esse trâmite, caso a decisão por sua cassação se mantenha, o processo será levado para votação ao plenário.

Voto aberto

continua após publicidade

A cassação de Donadon pode ser a primeira a ser decidida com voto aberto. O projeto foi aprovado hoje pela CCJ da Câmara. Segundo Henrique Eduardo Alves, a proposta vai ser levada, em breve, ao plenário para votação.


Com informações do R7.com

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara abre processo de cassação de deputado do PMDB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!