Política

PR garante vaga para candidaturas no Vale do Ivaí

Da Redação ·
Pastor Antônio Pires, membro da executiva municipal do PR, deputado Chico da Princesa, e vereadores Deco e Carmelo, na Câmara de Apucarana
fonte: Divulgação
Pastor Antônio Pires, membro da executiva municipal do PR, deputado Chico da Princesa, e vereadores Deco e Carmelo, na Câmara de Apucarana

Depende unicamente da vontade dos vereadores José Airton Araújo, o “Deco”, e Carmelo Ribeiro para que o Partido da República (PR) tenha um candidato próprio a deputado estadual em Apucarana e no Vale do Ivaí. A afirmação foi feita pelo deputado federal Francisco Beckert, mais conhecido como “Chico da Princesa”. Ele esteve em Apucarana na tarde da última segunda-feira (19), onde foi recebido pelo presidente do Legislativo, Mauro Bertoli (PTB), Deco e Carmelo, ambos do PR, além de outros vereadores e lideranças. “Nós não impomos candidaturas. Se o Deco quiser, ele terá não só espaço, mas também todo o nosso apoio. O mesmo vale para o Carmelo, caso o Deco não queira”, assinalou o deputado.

continua após publicidade

Chico da Princesa afirma que é preciso levar em conta também a questão local e regional. “Caso não exista uma candidatura própria, o partido tem uma política de alianças que leva em conta também as questões locais e regionais e a possibilidade de o PR sair fortalecido para outras eleições”, salientou. Na esfera estadual, Chico da Princesa frisa que tem conversado com vários partidos, principalmente com o PDT de Osmar Dias. “Nós esperamos que a situação se defina em uma reunião que está prevista para acontecer ainda nesta semana”, observou. Para ele, caso Gleisi Hoffmann saia candidata a vice de Osmar Dias, consolidando a aliança PDT/PT, isso permitirá trazer também o PMDB. “A Gleisi não disputando o Senado, abre um espaço ainda maior para a candidatura do ex-governador Requião. Tudo isso facilitaria um amplo entendimento para ter o PMDB nesta frente”, avalia o parlamentar.

Chico da Princesa admite, porém, que boa parte dos petistas está empolgada com a candidatura de Gleisi ao Senado, uma vez que ela desponta como favorita a uma das duas vagas. No plano nacional, o PR já se decidiu: vai com Dilma Roussef para presidente. Chico da Princesa aproveitou para reafirmar a emenda orçamentária de R$ 500 mil, de sua autoria, para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir). Acompanhado por Deco, o deputado também esteve reunido com empresários de Apucarana.