MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

CCJ do Senado aprova inclusão de ex-presidentes no Conselho da República

Por Gabriela Guerreiro BRASÍLIA, DF, 29 de maio (Folhapress) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que inclui os ex-presidentes da República entre os membros do Conselho da Repúbli

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.05.2013, 18:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Gabriela Guerreiro

BRASÍLIA, DF, 29 de maio (Folhapress) - A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou hoje a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que inclui os ex-presidentes da República entre os membros do Conselho da República.

O órgão, previsto pela Constituição, serve de consulta ao presidente em casos de intervenção federal, estados de defesa e sítio ou em questões "relevantes para a estabilidade das instituições democráticas".

A proposta ainda precisa passar pelo plenário do Senado, e depois pela Câmara dos Deputados.

Apesar da aprovação da PEC, nenhum ex-presidente da República convocou o órgão para se aconselhar com seus integrantes, que não recebem remuneração nos casos de convocação.

Se o texto for aprovado, os ex-presidentes Lula, Fernando Henrique Cardoso e os senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL) e José Sarney (PMDB-AP) estarão entre os integrantes do conselho -apesar de Collor ter sofrido processo de impeachment e renunciado ao cargo.

A lei que regulamenta o funcionamento do conselho foi criada durante o governo Collor (1990-1992).

Pela Constituição, integram o conselho o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, o ministro da Justiça, líderes da maioria e minoria da Câmara e do Senado e seis cidadãos brasileiros, maiores de 35 anos, com mandatos de três anos.

Autor do projeto, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) disse que a participação de ex-presidentes no conselho é importante porque eles poderão contribuir com a experiência acumulada no cargo.

"Nesses momentos de circunstâncias extremas em que o conselho atua, seria imprescindível contar com a contribuição dos antigos presidentes, que podem aportar à opinião do conselho toda a carga de experiência e informações colhidas na vivência da chefia de Estado", disse o senador.

Relator da proposta na CCJ, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) afirmou que a sua aprovação é importante para contribuir em discussões relevantes ao país.

"Situações de crise, assim, poderão contar, para a volta da estabilidade institucional, com a abalizada orientação de mais esse membro do conselho, devido à sua especial contribuição ao estabelecimento da normalidade", afirmou o relator.

A Constituição também permite ao presidente da República convocar ministros de Estado para integrarem o conselho de forma emergencial -quando a pauta for relacionada à sua pasta.

Ao contrário do Conselho da República, o Conselho de Defesa Nacional já foi convocado pelos ex-presidentes Lula e FHC. O órgão, também de consulta presidencial, serve para discutir questões de segurança do país.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "CCJ do Senado aprova inclusão de ex-presidentes no Conselho da República"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!