MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo-Benefício - (Atualizada)

DEM pede convocação de ministros para falarem do caso Bolsa Família Por Gabriela Guerreiro e Márcio Falcão BRASÍLIA, DF, 27 de maio (Folhapress) - Em mais uma ofensiva da oposição, o DEM pediu hoje a convocação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e T

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2013, 20:44:00 Editado em 27.04.2020, 20:29:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DEM pede convocação de ministros para falarem do caso Bolsa Família




Por Gabriela Guerreiro e Márcio Falcão

BRASÍLIA, DF, 27 de maio (Folhapress) - Em mais uma ofensiva da oposição, o DEM pediu hoje a convocação dos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social) para explicarem na Câmara dos Deputados a antecipação do pagamento do Bolsa Família.

O partido apresentou dois requerimentos nas Comissões de Fiscalização e Controle e Finanças e Tributação da Casa.

Se as convocações forem aprovadas, os ministros serão obrigados a comparecer ao Congresso para explicar o episódio do boato que levou milhares de pessoas a agências da Caixa Econômica Federal para sacarem o dinheiro do benefício.

O DEM também apresentou pedido para o presidente da Caixa, Jorge Hereda, ser convidado a falar sobre o caso.

"Diante de tal desencontro de informações e, mais ainda, diante das falsas declarações apresentadas pela diretoria da Caixa Econômica Federal sobre a liberação dos benefícios do programa Bolsa Família e as razões que levaram à alteração do calendário de pagamentos do programa, julgamos fundamental a presença dos ministros da Fazenda e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome nesta Casa, para esclarecerem o tema", disse o líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO).

PSDB

Os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Álvaro Dias (PSDB-PR) também encaminharam pedido ao Ministério Público para investigar se dirigentes da instituição cometeram crimes de improbidade administrativa e falsidade ideológica no episódio.

Segundo a oposição, está claro que "membros da alta administração do banco" podem ter contribuído para os boatos.

Em defesa da Caixa, o senador Wellington Dias (PI), líder do PT no Senado, diz que o boato foi propagado por uma central de telemarketing, com sede no Rio de Janeiro, sem qualquer participação do banco. Sobre a antecipação do pagamento do benefício, Dias disse que isso é algo "normal" nas instituições financeiras.

Por se tratar de um convite, o presidente da Caixa não é obrigado a comparecer no Congresso. Os requerimentos também precisam ser aprovados pelas comissões para que Hereda fale aos deputados e senadores.

"Houve uma mentira flagrante do pessoal da Caixa. A antecipação do pagamento do benefício é que provocou o tumulto", disse Aloysio.

O banco público é responsável pela distribuição do benefício. No último dia 18, boatos sobre o fim do programa provocaram corrida às agências da Caixa em 13 Estados.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo-Benefício - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!