Política

Aprovação de MP é "grande avanço", diz Firjan

Da Redação ·

RIO DE JANEIRO, RJ, 17 de maio (Folhapress) - A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) divulgou nota hoje a favor da MP dos Portos, aprovada ontem à noite pelo Senado. O texto vai à sanção presidencial.

Para a federação, a aprovação da MP 595 representou "um grande avanço para o setor portuário brasileiro".

O governo alega que a medida é necessária para reduzir custos portuários e aumentar os investimentos no setor. A previsão oficial é que a MP irá gerar R$ 54 bilhões de investimentos até 2017.

"A concorrência gerada com o advento dos portos privados e o aumento dos investimentos e da eficiência portuária que se dará com a implantação do Porto 24 horas trarão ganhos de curto, médio e longo prazo para a economia nacional."

Em abril, a operação do Programa Porto 24 Horas começou, em caráter experimental, em Santos, no Rio e em Vitória. O objetivo é agilizar a movimentação de cargas. A operação foi implantada após filas de navios na área portuária e congestionamentos de caminhões atrapalharem o fluxo de cargas.

A Firjan informou ainda que a MP representa um avanço em direção à economia mais competitiva.

"É essencial que o governo, assim como fez na questão portuária e na energia elétrica, continue sem tréguas a buscar a redução do custo Brasil", diz a nota.
 

continua após publicidade