MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Deputados indicam novo governador do DF

Os 24 deputados distritais que compõem a Câmara Legislativa do Distrito Federal decidem neste sábado (17) quem será o governador e o vice-governador do DF em votação aberta na sessão plenária marcada para as 15h. O fato inédito na história da capital

Da Redação

·
 Deputados distritais decidem neste sábado (17) quem será o governador e o vice-governador
Icone Camera Foto por Google
Deputados distritais decidem neste sábado (17) quem será o governador e o vice-governador
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.04.2010, 08:17:00 Editado em 27.04.2020, 21:02:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os 24 deputados distritais que compõem a Câmara Legislativa do Distrito Federal decidem neste sábado (17) quem será o governador e o vice-governador do DF em votação aberta na sessão plenária marcada para as 15h.
O fato inédito na história da capital federal ainda gera incertezas na sociedade e nos próprios parlamentares, que estão atentos às mudanças que podem ocorrer até a hora do pleito, como a retirada de candidaturas. Apesar da boataria em torno da possível desistência do deputado distrital Aguinaldo Jesus (PRB) e do ex-presidente da OAB-DF (Ordem dos Advogados do Brasil), Luiz Filipe Coelho (PTB), ambos mantinham a candidatura até a noite desta sexta-feira (16).

continua após publicidade

Os candidatos aos cargos são Aguinaldo de Jesus e Roberto Wagner Monteiro, do PRB (chapa 1); Luiz Filipe Coelho e João Bezerra, do PTB (chapa 2); Antônio Ibañez e Cícero Rola, do PT (chapa 3); Rogério Rosso e Ivelise Longhi, do PMDB (chapa 4); Messias de Souza e Amância Ferreira, do PCdoB (chapa 5); e Wilson Lima e Jucivaldo Salazar, do PR (chapa 6).

Apesar de ser uma votação aberta, o presidente da Casa, Cabo Patrício (PT), explicou que tanto no dia da votação quanto no da posse o acesso à Câmara será restrito por questão de segurança e falta de espaço. "A população poderá acompanhar as eleições nos dois telões que serão instalados do lado de fora da Câmara Legislativa", disse em entrevista coletiva na tarde desta sexta.

continua após publicidade

O deputado petista confirmou que todos os 24 deputados podem participar do pleito, mesmo aqueles citados na Operação da Polícia Federal, que tornou público o esquema que ficou conhecido como mensalão do DEM. "Eles não estão atuando como juízes em processo de impeachment, mas apenas exercendo o direito natural de eleitores neste processo eleitoral", afirmou Patrício.

O presidente da Casa se refere, em especial, ao deputado distrital Geraldo Naves (sem partido, ex-DEM), que foi solto no mesmo dia do ex-governador José Roberto Arruda. Ele tomou posse nesta semana ocupando a vaga deixada pelo distrital Júnior Brunelli (PSC), que renunciou ao cargo para fugir da cassação. Além de ter sido citado no inquérito da polícia, Naves, assim como Arruda, ficou preso por cerca de dois meses sob acusação de ter tentado subornar uma das testemunhas do caso, o jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra.

A eleição indireta é resultado do desmoronamento do governo local após as denúncias feitas pelo ex-secretário de Relações Intitucionais do DF, Durval Barbosa. Foi ele quem filmou o recebimento de somas de dinheiros por diversas pessoas ligadas ao atual governo.

continua após publicidade

O esquema de corrupção denunciado por Barbosa envolvia 10 deputados (oito titulares e dois suplentes), servidores do governo do Distrito Federal, empresas prestadoras de serviço e o então governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) – que foi cassado por infidelidade partidária e preso por tentar atrapalhar o andamento das investigações ao participar de uma tentativa de suborno ao jornalista Sombra.

O então vice-governador, Paulo Octávio (sem partido, ex -DEM), renunciou ao cargo e deixou ao deputado distrital Wilson Lima (PR) a função de governador interino até a nova eleição ser convocada.

Votação
Neste sábado, cada chapa terá 30 minutos para defender a sua candidatura. E cada deputado poderá discursar ao apresentar seu voto na sessão. O plenário está restrito a 150 convidados dos partidos políticos. Todas essas especificações foram publicadas na edição desta sexta-feira do Diário da Câmara Legislativa.

continua após publicidade

Para ser eleito em primeiro turno, o candidato deverá reunir 13 votos. Na impossibilidade disso, um segundo turno será realizado na sequência, com os dois candidatos mais votados.

A posse do novo governador está marcada para as 10h de segunda-feira (19) no plenário da Câmara Legislativa, com acesso novamente restrito a convidados, servidores e imprensa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Deputados indicam novo governador do DF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!