Política

Celso Amorim alude ao slogan eleitoral de Serra

Da Redação ·
 Ministro usa slogan de Serra em evento no DF
fonte: André Duseka/AE
Ministro usa slogan de Serra em evento no DF

O slogan eleitoral "o Brasil pode mais" chegou à política externa brasileira. Ao encerrar um discurso no fim da IV Cúpula do IBAS, que reúne chefes de Estado e governo do Brasil, Índia e África do Sul, o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, fez menção ao mote. "Juntos, podemos fazer mais", disse o chanceler.

continua após publicidade

Neste início de campanha presidencial, o slogan já foi usado pelo pré-candidato do PSDB, José Serra, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos discursos feitos nesta quinta-feira, 15, em reuniões com líderes de outros países, Lula, no entanto, não fez menção ao mote. Num discurso há pouco, ele lembrou que era sua despedida do IBAS já que o próximo encontro do grupo só ocorrerá em 2011 na África do Sul, quando ele já não será mais presidente. "Pessoalmente, eu me despeço do IBAS e faço com o sentimento do dever cumprido", disse.

Lula disse que o maior desafio do Brasil, África do Sul e Índia no cenário internacional agora é destravar a rodada comercial de Doha para "corrigir a anomalia" que, segundo ele, ainda afeta o comércio internacional. O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, ressaltaram em discursos o fortalecimento do grupo e o aumento dos intercâmbios entre os países nas áreas de comércio, indústria, ciência e educação.

continua após publicidade

O chanceler Celso Amorim, que fez referência ao slogan usado na pré-campanha de José Serra, filio-se ao PT no ano passado.