Política

Michel Temer participa da abertura da Expoingá

Da Redação ·
Michel Temer participa da abertura da Expoingá
fonte: Divulgação
Michel Temer participa da abertura da Expoingá

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) estará presente na abertura oficial da 41ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá e 18ª Internacional, a Expoingá 2013. A solenidade ocorrerá às 16 horas, desta sexta-feira (10), no Pavilhão de Indústria e Comércio "Christina Helena Barros", no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro.

Também confirmaram presença, o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), o presidente da Câmara Municipal, vereador Ulisses Maia (PP), os senadores Álvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB), o governador do Paraná Beto Richa (PSDB), deputados federais e estaduais, além de outras autoridades políticas e institucionais.

Com o tema "Semeando Sustentabilidade", a Expoingá 2013 será realizada de quinta-feira até o próximo dia 19. Durante os 11 dias, é esperado um público visitante de 500 mil pessoas. Entre os animais para exposição, julgamento, leilões e provas serão mais de 12 mil exemplares, de várias raças bovinas, equinas, ovinas, caprinas e suínas. Os expositores dos segmentos da pecuária, indústria, comércio, gastronomia e serviços somam 912. A previsão de comercialização e de negócios prospectados no evento é de R$ 260 milhões.

Otimista em relação aos resultados da Feira, o presidente da Sociedade Rural de Maringá (SRM), entidade promotora da Expoingá, Wilson de Matos Silva Filho diz que, este ano, os expositores vão colher os frutos do bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro. "A Exposição reúne o que há de mais moderno em tecnologia para o campo, apresenta o que temos de melhor em genética animal, e oferece uma variedade de opções para que o agricultor diversifique a produção", destaca.

Wilson Filho ressalta que o tema escolhido para este ano, vai de encontro do debate atual sobre o agronegócio. "Um dos papéis da Sociedade Rural é disseminar os conceitos para modernizar a atividade rural. Hoje, temos que buscar, cada vez mais, o aumento da produtividade e da lucratividade, sem exaurir os recursos naturais e agredir o ambiente", afirma.

O presidente da SRM acrescenta que, além do aspecto do agronegócio, a Expoingá preserva a tradição de oferecer atrativos para a família. São apresentações artísticas, culturais e dezenas de opções gastronômicas e de entretenimento. Durante os 11 dias da Feira, serão doze shows musicais, na Arena Coberta "Joaquim Romero Fontes", e dezenas de espetáculos de dança, folclore, entre outros, no Palco Cultural, no Pavilhão da Indústria e Comércio. No fim de semana de encerramento, as provas de montarias do rodeio vai atrair milhares de pessoas.

No setor de negócios, na Expoingá 2013, serão realizados 14 leilões, de bovinos e equinos, e um shopping de ovinos. Como difusor de conhecimento, há uma extensa programação de cursos, palestras e eventos técnicos. Na tradicional Feira de Sabores, centenas de produtos mostram o potencial de transformação da agroindústria familiar.

Na Fazendinha da Emater, dezenas de oportunidades para melhorar a renda do produtor rural e a unidade didática, para conscientizar a população sobre a importância de se recuperar e preservar a natureza. Uma das novidades é uma mostra do museu natural, que reúne 50 animais empalhados, a maioria da fauna nacional e regional.

continua após publicidade