Política

Beto Richa visita 22 cidades do Norte

Da Redação ·
Ex-governador do Paraná, Beto Richa.
fonte: Divulgação
Ex-governador do Paraná, Beto Richa.

Pré-candidato do PSDB ao Governo do Estado, Beto Richa encerrou na Câmara Municipal de Arapoti, na noite desta quarta-feira (14), o primeiro dia da viagem que está fazendo a 22 municípios do Norte Pioneiro. Beto percorre o Norte para discutir idéias e propostas que comporão seu Plano de Governo. A viagem se encerrará no sábado (17), com uma grande audiência pública em Jacarezinho. “Ouvir as pessoas e dialogar com elas faz parte de minha índole política. Como prefeito de Curitiba, fiz mais de 300 audiências públicas desde 2005”, afirmou Beto na Câmara Municipal de Sengés, a primeira cidade visitada nesta quarta-feira. “Essa experiência reforçou minha convicção de que um programa de governo só se mantém de pé se for 100% legitimado pela vontade popular.”

continua após publicidade

Devastada por enchentes em fevereiro, Sengés ainda luta contra a falta de infraestrutura e de apoio dos governos federal e estadual. “Precisamos de toda a ajuda possível e não podemos ser esquecidos. É a mensagem que estamos passando para o Beto”, disse o vereador Hillebrand de Bôer (PSDB), o Brandão.

Na segunda parada da viagem, Beto ouviu dos moradores e de lideranças de Jaguariaíva uma série de reivindicações. A principal delas: infraestrutura para criar emprego e renda. A cidade luta pela ligação asfáltica com Dr Ulysses e pela reativação da ferrovia Jaguariaíva-Jacarezinho. Com infraestrutura deficiente e sem investimentos, a cidade míngua. A fábrica da papeleira Norske, por exemplo, que se instalou em Jaguariaíva no governo de José Richa, já deu emprego para 1.200 pessoas. Hoje, são 450. “É preciso diálogo e disposição para atrair investidores e valorizar as empresas que criam empregos”, afirmou Beto, na Câmara Municipal da cidade. Ouvir as pessoas e dialogar com elas faz parte de minha índole política. Assim foi feito em 2004, quando percorri todos os bairros de Curitiba para expor minha plataforma de trabalho, registrada em cartório e escolhida pelos curitibanos como a mais adequada para fazer frente aos desafios da cidade, e assim fizemos em 2008, ano de minha reeleição como prefeito.

continua após publicidade

Em pouco mais de cinco anos na Prefeitura, realizamos mais de 300 audiências públicas nos bairros e vilas da cidade. A população participou diretamente da definição do orçamento, elegeu as obras que julgava prioritárias para suas comunidades e também teve a oportunidade de fazer críticas e queixas diretamente ao prefeito e a seus secretários. “Nesta maratona pelo Norte Pioneiro, vejo com satisfação que os cidadãos querem se sentir parte atuante de um processo democrático e transparente, em que sejam agentes ativos das escolhas que definem a vida e o destino de suas famílias”, disse Beto, que também se reuniu com moradores nas Câmaras Municipais de Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José do Boa Vista e Wenceslau Braz.

Nesta quinta-feira, Beto vai a Conselheiro Mairinck, Guapirama, Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Quatiguá, Carlópolis e Ribeirão Claro.