MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Pe. Zenildo e Edival Seco são homenageados em S. Pedro

ï»Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (08), no salão de eventos da Cocari, a Câmara de São Pedro do Ivaí e a Prefeitura entregaram títulos de cidadania honorária ao padre Zenildo Megiato e ao advogado e professor Edival Seco. Padre Zeni

Da Redação

·
Ttítulos de cidadania honorária de São Pedro do Ivaí foram concedidos ao padre Zenildo Megiato e ao advogado e professor Edival Seco
Icone Camera Foto por Divulgação
Ttítulos de cidadania honorária de São Pedro do Ivaí foram concedidos ao padre Zenildo Megiato e ao advogado e professor Edival Seco
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.04.2010, 10:04:00 Editado em 27.04.2020, 21:03:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ï»Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (08), no salão de eventos da Cocari, a Câmara de São Pedro do Ivaí e a Prefeitura entregaram títulos de cidadania honorária ao padre Zenildo Megiato e ao advogado e professor Edival Seco. Padre Zenildo, que hoje atua em Mandaguari, esteve em São Pedro do Ivaí por 20 anos, onde se destacou na defesa dos cortadores de cana, dos pequenos produtores rurais e como um dos criadores e coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e da Romaria da Terra.

continua após publicidade

Polêmico, ele virou notícia várias vezes, entre elas quando desencadeou um movimento contra o uso do veneno 2,4 D por pulverização aérea, além de estar à frente de movimentos dos bóias-frias por melhores condições de vida. “Tudo o que aprendi na vida foi com o povo pobre e sofrido. Pode haver gente tão sofrida e correta quanto os cortadores de cana, mas não mais do que eles”, afirmou padre Zenildo. Ele também se destacou por articular a Pastoral da Criança, que reduziu os índices de mortalidade infantil no município. Seu título foi proposto pelo vereador Alexandre Ribeiro Bolognini.

continua após publicidade

Edival Seco é de uma família de pioneiros na região. Professor aposentado, teve atuação destacada na criação do Colégio Carlos Silva. Foi criador e instrutor da Fanfarra Municipal por 15 anos e chegou a lecionar 20 disciplinas. Muitos de seus alunos hoje são médicos, advogados, professores e profissionais de destaque em outros segmentos. Um dos discursos mais emocionados em sua homenagem foi da ex-aluna do colégio e admiradora Maria Regina Della Rosa Magri, hoje prefeita de São Pedro do Ivaí. Ela também lembrou que padre Zenildo em muitos momentos foi “crucificado”, mas que a homenagem é um reconhecimento de toda a comunidade pelo seu trabalho.

Edival lembrou a história da família, desde o início, em Aliança, no interior de São Paulo, até a chegada ao Vale do Ivaí. “Quando me perguntam sobre São Pedro, costumo dizer que é uma grande cidade localizada entre Maringá e Londrina”, discursou, bem humorado.

A sessão foi comandada por Evaldo Domingues de Oliveira, presidente da Câmara de São Pedro do Ivaí, e contou com a presença do prefeito Edgar Silvestre, o “Deca”, de Marialva, vereadores, ex-prefeitos, empresários, representantes de entidades e várias outras lideranças de São Pedro do Ivaí e toda a região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Pe. Zenildo e Edival Seco são homenageados em S. Pedro "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!