Política

Feliciano é alvo da "malhação de Judas"

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 30 de março (Folhapress) - Alvo de críticas e acusações de ser homofóbico e racista, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) foi até transformado em Judas Iscariotes hoje na tradicional brincadeira da "malhação do judas" do Sábado de Aleluia.

Moradores da Vila Planalto, em Brasília, desenharam o rosto do deputado no boneco que representa Judas e fizeram cartazes como os dizeres "Amaldiçoado é o teu preconceito" e "O deputado Marco Feliciano não representa os eleitores brasileiros".

A tradição de "malhar" o traidor de Cristo, que veio de Portugal e da Espanha para o Brasil, tem contornos políticos na Vila Planalto desde 1958. No bairro onde moravam os operários que foram construir Brasília, Judas é sempre travestido de alguma personalidade política em evidência no momento.

O hábito de transformar a brincadeira em protesto foi iniciado pelo morador do bairro Francisco Felix Rebouças, que confeccionou os bonecos durante 48 anos. Depois de sua morte, em 2011, os filhos continuaram a tradição.
 

continua após publicidade