MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Governo-Cargo - (Atualizada)

"Cumpri um ciclo", diz Galeno Amorim, que deixa presidência da Biblioteca Nacional SÃO PAULO, SP, 27 de março (Folhapress) - Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), emitiu uma nota na qual classificou sua gestão como "amplamente

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.03.2013, 18:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:32:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"Cumpri um ciclo", diz Galeno Amorim, que deixa presidência da Biblioteca Nacional




SÃO PAULO, SP, 27 de março (Folhapress) - Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), emitiu uma nota na qual classificou sua gestão como "amplamente positiva" e dizendo que "cumpriu um ciclo" à frente da instituição. Sua saída do cargo foi anunciada hoje.

No cargo desde o início de 2011, Galeno deve ser substituído pelo cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense Renato Lessa, indicado pela ministra da Cultura, Marta Suplicy.

O atual presidente da FBN destacou que, em sua gestão, a Biblioteca Nacional passou a abrir nos finais de semana e feriados e aumentou o número de visitantes para 0,7 milhão por ano.

Citou também a criação do Centro Internacional do Livro e o projeto BN+200, conjunto de intervenções no prédio-sede e implantação do novo prédio da Biblioteca Nacional na zona portuária, que, segundo ele, preparará o local "para mais 200 anos".

Convidado para o cargo pela antecessora de Marta Suplicy, Ana de Hollanda, Galeno disse que já deveria ter saído antes, mas que precisou de mais tempo à frente da FBN por causa desse projeto.

"Saio com a consciência de dever cumprido. Me dediquei pelo menos 12 horas diárias, mais fins de semana e feriados, nos últimos dois anos. Procurei dar o melhor de mim e é um privilégio poder ter servido, nesse cargo, à Nação e à nossa gloriosa BN, tendo dado a minha contribuição, assim como ex-presidentes fizeram e futuros farão", escreveu ele.

Além disso, desejou sucesso a Lessa, e disse que está confiante de que ele fará "um bom trabalho".

Críticas

A saída de Galeno Amorim ocorreu após uma série de críticas à sua gestão, durante a qual houve a transferência das políticas públicas de livro, leitura e literatura do país para a Fundação Biblioteca Nacional.

Com isso, a gestão de Galeno passou a ser criticada por descuidar do básico: a biblioteca e seu acervo. Ocorreu, no ano passado, uma série de vazamentos no prédio da biblioteca por causa de problemas com o sistema de ar-condicionado.

Na semana passada, duas coordenadoras de área da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) deixaram a instituição com fortes críticas à gestão de Galeno.

São elas: Elisa Machado, coordenadora geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), e Cleide Soares, coordenadora geral de Leitura -uma unidade da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB).

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Governo-Cargo - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!