MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Novo pedido de vista adia discussão no STF sobre poder de investigação

SÃO PAULO, SP, 19 de dezembro (Folhapress) - Na última sessão do ano na manhã de hoje, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiou novamente a conclusão da análise sobre o poder de investigação do Ministério Público. No final de junho deste ano, tribunal co

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.12.2012, 20:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





SÃO PAULO, SP, 19 de dezembro (Folhapress) - Na última sessão do ano na manhã de hoje, o STF (Supremo Tribunal Federal) adiou novamente a conclusão da análise sobre o poder de investigação do Ministério Público.

No final de junho deste ano, tribunal começou a analisar dois casos distintos --um recurso de Minas Gerais e o habeas corpus proposto por Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, acusado de ser o mandante do assassinato do ex-prefeito Celso Daniel-- que questionam a prerrogativa dos procuradores e promotores de realizarem atos investigatórios.

O STF deve responder se, segundo a Constituição, a prerrogativa de investigar é também do Ministério Público, ou exclusiva da Polícia.

O debate foi interrompido pela primeira vez por um pedido de vista do ministro Luiz Fux. Na sessão desta quarta, ele votou a favor do poder de investigar do Ministério Público, mas sugeriu regras para isso. O voto foi semelhante ao proferido pelo ministro Cezar Peluso, hoje aposentado, que proferiu seu voto em junho.

Assim que terminou de votar, no entanto, o ministro Marco Aurélio Mello pediu a palavra e propôs o adiamento dos debates, argumentando que dois ministros estavam ausentes (Celso de Mello e Gilmar Mendes) e que seria importante a participação de todos na questão.

"Tramita no Congresso a PEC [Proposta de Emenda Constitucional] visando elucidar essa controvérsia e quer queiramos ou não há um pseudo descompasso entre Judiciário e Congresso. Um primeiro sobre a cassação e o segundo na liminar dos royalties. Penso que para elucidarmos com certa segurança controvérsia deveríamos atuar com os colegas presentes", disse o ministro.

Após a proposta, o colega Ricardo Lewandowski pediu nova vista. A discussão sobre o tema deve ser retomada no primeiro semestre de 2013.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Novo pedido de vista adia discussão no STF sobre poder de investigação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!