MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Oposição pede investigação sobre envolvimento de Lula com o esquema

Por Erich Decat BRASÍLIA, DF, 12 de dezembro (Folhapress) - Integrantes da oposição apresentaram hoje pedido de investigação na Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Lula. O pedido tem como base o depoimento prestado pelo empresário Ma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.12.2012, 18:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Erich Decat

BRASÍLIA, DF, 12 de dezembro (Folhapress) - Integrantes da oposição apresentaram hoje pedido de investigação na Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Lula.

O pedido tem como base o depoimento prestado pelo empresário Marco Valério ao PGR, divulgado pelo jornal "O Estado de S. Paulo".

Segundo o jornal, o empresário relatou que pagou despesas pessoais de Lula em 2003, por meio de depósitos na conta de uma empresa do ex-assessor pessoal de Lula, Freud Godoy.

"As acusações são gravíssimas e precisam ser investigadas a fundo. Não está se tratando mais de suposições, elucubrações, presunções ou teorias, como gostavam de afirmar os réus já condenados na AP 470, agora é imperioso que a sociedade receba de Vossa Excelência mais uma pronta e certeira resposta, para confirmar ou não os fatos relatados pelo sr. Marcos Valério Fernandes de Souza que indicam a participação direta do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no esquema do "mensalão", diz trecho da representação.

O documento é assinado pelos líderes do PSDB, DEM e PPS do Congresso.

"É verdade que o Marco Valério não tem legitimidade, mas os fatos apontados são circunstanciados. Tem fatos que ele relata que tem amarrações contundentes e por isso estamos pedindo que eles sejam investigados", disse à Folha o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN).

"A investigação do ex-presidente Lula é um capítulo ainda não escrito na história do mensalão. Cabe ao Ministério Público começar a escrevê-lo", afirmou o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

O senador criticou o silêncio do ex-presidente Lula sobre as declarações de Marco Valério. Após evento realizado ontem em Paris, Lula se esquivou da imprensa e limitou-se a dizer que o depoimento do empresário é "mentira".

"O ex-presidente Lula sempre foi falante e nesse caso ele está calado. O silêncio não é bom conselheiro nessa hora", afirmou Dias.

O senador considerou como uma "estratégia ridícula" de integrantes do PT de convidarem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para prestar esclarecimentos no Congresso.

Numa manobra articulada com o senador Fernando Collor (PTB-AL), a base do governo conseguiu aprovar no início da tarde desta quarta-feira convites para que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel e FHC, prestem depoimentos à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.

A justificativa envolve o esclarecimento de "informações contraditórias sobre documento relativo a doações a agentes políticos que teriam sido levadas a efeito por Furnas". Trata-se da chamada Lista de Furnas, que veio à tona durante o escândalo do mensalão e que trazia supostas doações ilegais de Furnas a diversos políticos do PSDB.

"É uma estratégia ridícula procurar uma estratégia vencida. Já superada. Se não denunciaram na época certamente porque não encontraram consistência para a denúncia", disse Álvaro Dias.

Autor dos requerimentos, o líder do PT, Jilmar Tatto (SP), disse que também vai recorrer ao presidente da Câmara, Marco Maia (RS) para que a "CPI da Privataria" seja instalada na Casa.

"Há necessidade de investigações porque estamos falando de um período nebuloso na história do país. O maior escândalo da história do Brasil, do PSDB, do governo Fernando Henrique foi o processo de privatização que ainda não está claro", disse Tatto.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição pede investigação sobre envolvimento de Lula com o esquema"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!