MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Toffoli vota para que Câmara tenha palavra final sobre cassações

BRASÍLIA, DF, 10 de dezembro (Folhapress) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli deu o terceiro voto para que a Câmara tenha a palavra final a sobre a perda dos mandatos dos três deputados condenados no processo do men

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2012, 17:39:00 Editado em 27.04.2020, 20:36:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





BRASÍLIA, DF, 10 de dezembro (Folhapress) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli deu o terceiro voto para que a Câmara tenha a palavra final a sobre a perda dos mandatos dos três deputados condenados no processo do mensalão: João Paulo Cunha (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

Dias Toffoli seguiu o voto do revisor do processo, Ricardo Lewandowski, e da ministra Rosa Weber, de que a cassação é um juízo político e que os deputados condenados teriam apenas os direitos políticos suspensos automaticamente, sendo impedidos de concorrer à reeleição.

Para os ministros Joaquim Barbosa e Luiz Fux, a perda é atribuição do Supremo e cabe à Câmara apenas formalizar a medida.

"O voto é do representante, e não do representado. O que se protege não é a pessoa física daquele parlamentar, mas a sua representatividade", disse Toffoli.

O ministro Gilmar Mendes questionou o entendimento de Dias Toffoli e Rosa Weber. Ele disse que é incoerente uma pessoa ser presa e manter seu mandato. "Está sujeito à prisão, com transito em julgado e mantém o mandato parlamentar, eu não concordo. Contraria a Constituição", disse. "Temos pena privativa de direito, em regime fechado, mas continua com mandato parlamentar, isso salta aos olhos", completou.

A medida tem efeito para os parlamentares condenados por crimes como formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Nessa linha, a cassação passaria a valer quando não houvesse mais chance de recurso das defesas contra as punições.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Toffoli vota para que Câmara tenha palavra final sobre cassações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!