Política

Prefeitos eleitos conhecem projetos do governo federal

Da Redação ·
Prefeitos eleitos conhecem projetos do governo federal
fonte: Tribuna do Norte
Prefeitos eleitos conhecem projetos do governo federal

O prefeito eleito de Apucarana, Beto Preto (PT), acompanhado de Marcello Machado – membro da sua equipe de transição -, participou ontem de seminário promovido pelo deputado federal André Vargas (PT), no Hotel Bourbon, em Curitiba. “O evento foi de alto nível, com a presença de palestrantes da Funasa, Petrobras, Ministério da Saúde e Ministério da Educação e nele foram transmitidas importantes informações aos novos gestores públicos”, comentou Beto Preto, elogiando a iniciativa do parlamentar.

No seminário, direcionado para prefeitos e vices eleitos, além de convidados, foram apresentados os projetos federais disponíveis aos municípios, especialmente nas áreas de saúde, educação e saneamento. Os prefeitos eleitos também tiveram a oportunidade de debater sobre algumas experiências -de prefeitos reeleitos - e as principais dificuldades de uma administração municipal.

A semana, conforme avaliou Beto Preto, foi muito produtiva. “Estou me preparando com muito afinco para cumprir o mandato de prefeito que me foi outorgado pelos apucaranenses e, com esse objetivo, mantive importantes contatos em Brasília, inclusive com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e outros ministros”, comentou Beto.
Segundo o prefeito eleito, as emendas orçamentárias já garantidas e os projetos encaminhados no Governo Federal irão representar um diferencial neste primeiro ano da sua gestão. “Estamos recebendo orientação e apoio de autoridades no âmbito federal e estadual e isso nos deixa bastante otimistas para começar a por em prática nosso plano de governo”, assinalou.

SEMINÁRIO
Na abertura do seminário, ontem, o prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) falou sobre os projetos para a Capital e a necessidade de apoio das esferas estadual e federal. A plenária reuniu cerca de 200 pessoas, entre elas, 60 prefeitos eleitos e reeleitos, e nela Fruet destacou a importância da aproximação de prefeitos com legisladores e com gestores que já acumulam experiências.

O deputado federal André Vargas ressaltou a importância da austeridade, e da gestão das dificuldades que irão se apresentar. O parlamentar lembrou aos prefeitos eleitos que existem 78 projetos do Governo Federal disponíveis para os municípios. “Às vezes, muitos administradores não apresentam os projetos para obterem recursos”, criticou Vagas.

Os prefeitos de Pinhais, Luizão Goulart (PT) e de Pitanga, Altair Zampier (PR), reeleitos com mais de mais 90% dos votos, falaram de suas experiências administrativas e também destacaram a importância da austeridade e rigor nas administrações. “É preciso governar pensando na população, é preciso estar bem com a população, somente depois se leva em conta as questões partidárias e funcionais”, declarou Luizão.

Zampier foi mais crítico e destacou que é preciso estar atento a tudo. “Com administração, os recursos humanos, a equipe de licitação - que precisa ser competente - e com as solicitações junto aos governos estadual e federal, além dos deputados”, reforçou.

continua após publicidade