MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Dilma reitera apoio para PMDB presidir Câmara e Senado

BRASÍLIA, DF, 7 de novembro (Folhapress) - Em mais um ato de aproximação com o principal parceiro da base de apoio, a presidente Dilma Rousseff classificou o ano de 2013 como importante para o governo federal consolidar alianças políticas e partidárias

Da Redação

·
Dilma reitera apoio para PMDB presidir Câmara e Senado
Icone Camera Foto por Arquivo
Dilma reitera apoio para PMDB presidir Câmara e Senado
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.11.2012, 01:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRASÍLIA, DF, 7 de novembro (Folhapress) - Em mais um ato de aproximação com o principal parceiro da base de apoio, a presidente Dilma Rousseff classificou o ano de 2013 como importante para o governo federal consolidar alianças políticas e partidárias. As declarações, feitas durante jantar com líderes e ministros do PT e PMDB no Palácio do Alvorada, foram interpretadas pelos aliados como um primeiro movimento de Dilma para pavimentar sua reeleição.

De olho na parceria entre petistas e peemedebistas para as eleições de 2014, a presidente também reiterou que o PT vai cumprir o acordo firmado para que o PMDB assuma o comando da Câmara e do Senado.

Dilma também pretende se reunir com lideranças das outras legendas da base, em especial o PSB que também pleiteia a presidência da Câmara, acumulou pontos de estresse com o PT durante as eleições municipais e está sendo cortejado por integrantes da oposição.

"Foi discutido o desempenho do PT, do PMDB, bem como de toda a base. Alianças do passado, do futuro. [Aliança em 2014] já está mais ou menos acordada. Como o resultado da eleição desse ano, a base sai muito fortalecida", afirmou o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp.

No encontro foi feito balanço das eleições municipais que assegurou aos partidos aliados da presidente base 80% das prefeituras e 82% das vagas nas câmaras municipais, de acordo com Raupp.

Dilma também discutiu sobre o novo cálculo do Fundo de Participação dos Estados, que deve ser votado este ano e deixou nas mãos do Congresso a missão de avançar na reforma política. "Dilma disse que é importante que o país enfrente o debate e que o Congresso tome a iniciativa", afirmou o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves.

Lula

Antes do jantar, Dilma passou a tarde com ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não participou do encontro com as lideranças e ministros. Ele deixou a residência oficial da Presidência antes de os convidados chegarem.

A ideia era que a presidente conduzisse sozinha o encontro, inicialmente marcado para discutir a relação e parcerias entre PT e PMDB em especial na sucessão do comando do Congresso no início do próximo ano.

Antes do jantar, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) afirmou que a reforma ministerial não fazia parte do cardápio. Uma eventual troca nos ministérios ficaria, de acordo com o ministro, apenas para 2013. "De verdade, a presidente pediu para gente e disse que não está pensando nesse assunto [reforma ministerial]. Não vamos alimentar uma coisa que não existe", disse. "Eu, pessoalmente, acho que até o final do ano não vai mexer em nada", completou.

Para Carvalho, que participou do jantar no Alvorada, o encontro serviria para tratar de temas como a eleição da presidência da Câmara, assunto de interesse do PMDB.

"O processo eleitoral, os episódios de São Paulo, Belo Horizonte, reforçaram essa aliança [entre PT e PMDB]. Esse jantar é muito mais um congraçamento, um reforço. [Vamos] reforçar a questão da eleição da presidência da Câmara", afirmou.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Dilma reitera apoio para PMDB presidir Câmara e Senado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!