MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Mercadante volta a defender 100% dos royalties para Educação

BRASÍLIA, DF, 6 de novembro (Folhapress) - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a defender hoje a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a Educação e a manutenção das regras para os contratos em vigor de exploração de poços. As

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.11.2012, 15:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





BRASÍLIA, DF, 6 de novembro (Folhapress) - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltou a defender hoje a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a Educação e a manutenção das regras para os contratos em vigor de exploração de poços. As informações são da Agência Brasil.

O ministro disse ainda que apenas com a destinação dos recursos será possível cumprir o que determina o PNE (Plano Nacional da Educação), aprovado pela Câmara e em tramitação no Senado, sem que haja aumento da carga tributária. As informações são da Agência Brasil.

Após reunião com os líderes da base aliada ao governo na Câmara, o ministro reafirmou que esse é o posicionamento defendido pela presidente Dilma Rousseff -o mesmo já apresentado aos parlamentares em reunião na semana passada.

"Se hoje temos 5,1% [do PIB] em educação, em dez anos, o que representa passar para 10% do PIB? Representaria, em valores de hoje, R$ 215 bilhões a mais para educação. Como vamos chegar a esse número? O Congresso vai criar novos impostos?", questionou o ministro.

O projeto que redistribui os royalties do petróleo pode ser votado nesta tarde pela Câmara dos Deputados. "A posição do governo, da presidente Dilma é, primeiro, o respeito aos contratos. Nós sempre governamos com esse princípio. É essencial que nessa decisão os contratos firmados sejam integralmente respeitados", declarou.

"O Brasil tem que aproveitar um dinheiro que nunca foi repartido para eleger uma prioridade. E a prioridade das prioridades é a Educação", completou.

Mercadante -um dos principais interlocutores do Palácio do Planalto com o Congresso nos últimos dias sobre o tema- apontou que o investimento dos royalties em Educação resolve a desigualdade acerca da formação nas regiões e classes sociais do país.

Além disso, ele afirmou que o setor é o principal problema para o desenvolvimento do Brasil e que a presidente quer deixar um legado para a sociedade destinando mais recursos para a Educação.

Sobre a manutenção dos contratos, o ministro disse que o governo sempre defendeu os contratos e que não quer judicializar essa disputa . O ministro avaliou que o posicionamento do governo foi bem recebido pelos parlamentares, mas apontou que cabe aos deputados a decisão sobre o tema.

"Essa é uma decisão que a Câmara vai tomar, a nossa ponderação é que eles [deputados] tenham segurança jurídica de qualquer mudança em relação ao passado", disse.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mercadante volta a defender 100% dos royalties para Educação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!