Política

Beto Richa comemora o resultado das eleições

Da Redação ·
Beto Richa comemora o resultado das eleições
fonte: AEN
Beto Richa comemora o resultado das eleições

Os partidos que formam a base de apoio do governo na Assembleia Legislativa elegeram cerca de 75% dos 399 novos prefeitos do Paraná, resultado que foi comemorado pelo governador Beto Richa.

Os partidos aliados ganharam as eleições em nove das dez maiores cidades do Estado – Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Paranaguá, São José dos Pinhais e Colombo (onde o resultado está sub judice), municípios que representam quase 30% da população paranaense.

Em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, candidatos aliados do governo venceram adversários petistas neste segundo turno. Maurício Querino, vice na chapa do prefeito reeleito de Cascavel, Edgar Bueno, é filiado ao PSDB. E em Londrina o segundo turno foi disputado entre candidatos de partidos da base do governo.

“As urnas confirmam que o nosso planejamento para as eleições municipais foi correto”, disse Richa, antes de embarcar em viagem ao exterior, onde buscará novos investimentos para o Estado.

Estabelecemos uma estratégia eleitoral que tinha como linha dorsal um projeto aliancista, a fim de fortalecer todos os partidos da base governista, e não apenas a ou b, explicou Richa. “O propósito era prestigiar todos os aliados, sem favorecimentos e sem discriminações. E fomos vitoriosos”, declarou o governador.

Para o líder do governo na Assembleia, deputado Ademar Traiano, o resultado das urnas neste domingo “confirma que fomos muito bem sucedidos em nossos objetivos e, mais importante, que a gestão do governador tem altas taxas de aprovação popular em todo o Estado”.

continua após publicidade
confira também

Entre os partidos da base do governo, o PSDB elegeu 78 prefeitos; o PMDB, 55; o PSD, 36; o PDT, 33; o PP, 27; o DEM, 23; o PPS, 22 e o PTB, 16, entre outros aliados que também elegeram prefeitos e vice-prefeitos.

“Nossa política de aliança se moveu no sentido da inclusão dos parceiros. Diferentemente de nossos adversários, o PSDB jamais tentou se impor como força hegemônica na composição das chapas”, disse o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, que é vice-presidente do PSDB paranaense.

Segundo ele, a estratégia facilitou o estabelecimento de coligações consistentes em vários municípios e viabilizou a eleição de centenas de candidatos aliados, o que dificilmente teria ocorrido se as lideranças não tivessem uma atitude de entendimento na escolha dos cabeças de chapa.

O governador Beto Richa anunciou que, tão logo retorne de viagem, vai procurar os prefeitos – novos e reeleitos – para dar sequência aos programas de governo desenvolvidos em todo o Estado. “Terei uma relação republicana com todos os prefeitos, independente de partidos ou correntes políticas”, disse Richa.