MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Juiz determina permanência de índios na aldeia Maracanã

Por Marco Antônio Martins RIO DE JANEIRO, RJ, 27 de outubro (Folhapress) - O juiz Renato Cesar Pessanha de Souza, da 8ª Vara Federal do Rio determinou que o Estado do Rio e a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) não expulsem indígenas, que queir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2012, 15:04:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Marco Antônio Martins

RIO DE JANEIRO, RJ, 27 de outubro (Folhapress) - O juiz Renato Cesar Pessanha de Souza, da 8ª Vara Federal do Rio determinou que o Estado do Rio e a Conab (Companhia Nacional do Abastecimento) não expulsem indígenas, que queiram utilizar o local como moradia, o prédio do antigo museu do índio, ao lado do estádio do Maracanã, na zona norte da cidade.

A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública da União que utilizou como argumento o fato de alguns índios morarem no local desde 2006. A ação, segundo a defensoria, também se originou a partir de informações de que o prédio onde já funcionou o museu seria demolido.

O governo do Estado do Rio e a Conab podem recorrer.

Em seu despacho, o juiz Renato de Souza ressaltou que "o prédio em questão, desde a transferência do museu do Índio para o bairro de Botafogo, ficou abandonado por anos e passou a ser ocupado, a partir de novembro de 2006, por grupo formado de várias nações indígenas que buscam reestruturá-lo e transformá-lo em um centro de resgate e divulgação da cultura indígena".

O defensor público federal André Ordacgy comemorou a decisão : "Caso venha a ser declarado o usucapião, o imóvel, que tem um passado intrinsecamente ligado à história de defesa do índio, passará a ser de quem sempre deveria ter sido o seu dono: o índio."

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Juiz determina permanência de índios na aldeia Maracanã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!