MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Ex-presidente ataca elites e família de rival tucano

Por Daniel Carvalho, Enviado especial TAUBATÉ, SP, 25 de outubro (Folhapress) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi hoje a Taubaté (SP) para tentar reverter a tendência de derrota de seu candidato, Isaac do Carmo (PT). No primeiro turno, Carm

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.10.2012, 21:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Daniel Carvalho, Enviado especial

TAUBATÉ, SP, 25 de outubro (Folhapress) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi hoje a Taubaté (SP) para tentar reverter a tendência de derrota de seu candidato, Isaac do Carmo (PT).

No primeiro turno, Carmo obteve 26% dos votos válidos, contra 49% de seu adversário tucano, Ortiz Júnior (PSDB).

Segundo pesquisa Ibope mais recente, a situação não melhorou para o petista na campanha do segundo turno. Ortiz tem 55% das intenções de voto, enquanto Isaac tem 32%. Em discurso após carreata, Lula criticou a família Ortiz, do rival tucano.

"Uma família dirige uma fazenda, uma família dirige uma fábrica se quiser. Mas uma cidade tem que ser democratizada e o povo tem que, de quatro em quatro anos, eleger pessoas, de preferência, diferentes. Taubaté é uma cidade importante. Não pode ser tratada como se fosse o curral de uma família", afirmou.

Lula associou sua trajetória à do candidato petista, que também foi metalúrgico e sindicalista, e criticou as "elites" --ponto que tem repetido em discursos de campanha pelo país. Disse ainda ter muitos adversários e que sempre foi "vítima de preconceito" da elite.

"A elite deste país é democrática enquanto ela está no poder e nós estamos batendo palma no palanque. Mas quando a gente sobe num palanque e eles têm que bater palma, eles não querem", afirmou.

O ex-presidente também rebateu críticas que recebeu quando lançou o programa Bolsa Família e voltou ao tema da disputa de classes. "O que incomoda a elite brasileira é pobre estar andando de avião".

Lula rebateu novamente a crítica de que elegeu um poste --a presidente Dilma Rousseff-- e tenta eleger outros dois: Fernando Haddad (PT), em São Paulo, e Isaac do Carmo, em Taubaté.

"Eles [os tucanos] não podem indicar poste porque em 2001 fizeram o apagão neste país. Agora, eu posso indicar poste porque, da mesma forma que de grão em grão a galinha enche o papo, de poste em poste a gente ilumina o Brasil."

O PT em Taubaté está coligado com o PMDB e o PSDC. A vice da chapa é do PMDB.

O PSDB soma o apoio de 12 partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff. Além do PSB, estão na coligação siglas como PRB, PP, PDT, PTB, PC do B, PSD e DEM. O vice é do PTB.

O candidato derrotado do PSOL, Jenis de Andrade, descartou a possibilidade de apoiar uma das candidaturas. O candidato do PV, Padre Afonso, que também não passou da primeira etapa das eleições, ainda não declarou seu apoio.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-presidente ataca elites e família de rival tucano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!