MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

TV de Ratinho é multada pela segunda vez por favorecer filho

Por Estelita Hass Carazzai CURITIBA, PR, 22 de outubro (Folhapress) - A Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná e de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, foi multada pela segunda vez pela Justiça Eleitoral por favorecer, em seus programas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.10.2012, 18:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Estelita Hass Carazzai

CURITIBA, PR, 22 de outubro (Folhapress) - A Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná e de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, foi multada pela segunda vez pela Justiça Eleitoral por favorecer, em seus programas jornalísticos, o candidato Ratinho Junior (PSC), que concorre à Prefeitura de Curitiba.

A multa, de R$ 42 mil, foi imposta em decorrência de comentários dos apresentadores do "Jornal da Massa", programa noticioso que vai ao ar diariamente, pela manhã. A empresa, que foi multada em setembro em R$ 21 mil pelo mesmo motivo, nega favorecimento e já recorreu da decisão.

De acordo com a ação, proposta pelo adversário de Ratinho no segundo turno, o candidato Gustavo Fruet (PDT), os comentários foram feitos entre os dias 8 e 12 de outubro, com críticas ao pedetista, à sua aliança com o PT e à forma como este partido governaria Curitiba.

"Quem representa efetivamente a oposição e a novidade é o candidato que ganhou o primeiro turno, o senhor Ratinho Junior. Isso precisa ficar claro", diz um dos comentaristas.

"A candidatura do Gustavo Fruet [...] significa a ascensão do petismo na capital; o petismo que tem planos de tomar o Estado", afirma outro, que ainda cita o escândalo do mensalão e diz que o PT "usa a corrupção como método para perpetuação de poder".

De acordo com a juíza Renata Estorilho, "percebe-se clara a estratégia da representada de beneficiar o candidato Ratinho Junior e fazer propaganda negativa para Gustavo Fruet".

A juíza também destaca que os apresentadores "reduzem" o PT "a um esquema de domínio do poder estatal" e que, em um dos programas, passam oito minutos "hostilizando" Fruet e sua coligação.

Para Baganha, a liberdade de expressão da Rede Massa não pode justificar "comentários reiterados e depreciativos em face de uma candidatura, a fim de privilegiar outra".

"A representada tem a liberdade de veicular notícias esclarecedoras e elucidativas à população. Todavia, seus comentaristas não podem criar estados mentais e induzir os eleitores a interpretações", afirma a juíza, na decisão.

A Rede Massa defende que "apenas abordou temas genéricos e discutidos hoje em todos os meios de comunicação, como o mensalão e seus reflexos nas eleições disputadas pelo PT", e que "nenhuma mentira foi veiculada".

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "TV de Ratinho é multada pela segunda vez por favorecer filho"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!