Política

Ex-presidente francês vai se encontrar com Lula e Dilma na próxima semana

Da Redação ·





Por Isabel Fleck

SÃO PAULO, SP, 20 de outubro (Folhapress) - Em rápida visita ao Brasil, o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy se encontra na próxima segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo.

Sarkozy, que vem sem a mulher, Carla Bruni, será recebido por Dilma às 9h30 no Palácio do Planalto e depois segue para São Paulo, onde se reúne com Lula e participa de um fórum empresarial organizado pelo banco de investimentos BTG Pactual.

Durante seu mandato, entre 2007 e 2012, o francês manteve boas relações com os dois presidentes brasileiros.

Em 2009, Sarkozy veio ao Brasil, durante as festividades do 7 de setembro, para fechar a venda de helicópteros e submarinos ao país e acabou saindo com uma declaração conjunta em que ele e Lula anunciavam o início das negociações para a compra de 36 caças franceses para a FAB (Força Aérea Brasileira).

O anúncio, feito em meio ao processo de seleção para a compra das aeronaves, criou uma saia justa com os demais concorrentes. No dia seguinte, o governo recuou da decisão e manteve o processo, que se arrasta até hoje.

Este será a segunda palestra de Sarkozy em fóruns organizados pelo banco. A primeira foi em Nova York, há dez dias. Em São Paulo, ele deverá falar sobre o cenário de crise na zona do euro. O evento será fechado à imprensa.
 

continua após publicidade