MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Eleições-Haddad - (Atualizada)

Candidato diz que proposta é aumentar fiscalização de parcerias na saúde Por Luiza Bandeira SÃO PAULO, SP, 19 de outubro (Folhapress) - O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje que a parte de seu programa de governo que f

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2012, 21:08:00 Editado em 27.04.2020, 20:38:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Candidato diz que proposta é aumentar fiscalização de parcerias na saúde




Por Luiza Bandeira

SÃO PAULO, SP, 19 de outubro (Folhapress) - O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse hoje que a parte de seu programa de governo que fala em retomar a "direção pública" da gestão do sistema de saúde da cidade não significa que ele tenha a intenção de pôr fim às parcerias com organizações sociais que atuam na área.

Haddad disse que o trecho quer dizer que ele vai fazer a regulação e a fiscalização do sistema de parcerias. O petista voltou a afirmar que vai manter a parceria com as organizações sociais caso seja eleito, o que contraria posição histórica de seu partido.

O plano de governo do candidato diz que ele vai retomar a "direção pública" da gestão do sistema e que isso será feito "sem prejuízo dos condicionantes contratuais e após providências administrativas".

O trecho dá a entender que os contratos em vigor serão revistos em algum momento para que a prefeitura retome o controle sobre a gestão do sistema, mas não deixa claro como isso será feito.

O candidato disse que vai renovar os contratos com as OSs "se estiverem caminhando bem".

Fiscalização

Haddad afirmou que vai seguir determinação do TCM (Tribunal de Contas do Município) e aumentar o controle sobre as organizações. O tribunal constatou irregularidades em contratos com as OSs, como metas não cumpridas e dinheiro colocado em aplicações financeiras.

"Independentemente de ter parceria, o sistema é único. Não podemos abdicar de administrar o sistema como um todo", afirmou. A regulação do sistema será pública." Ele defendeu os concursos públicos para contratação de funcionários nas OSs, mas apenas para os novos convênios. Segundo o petista, não haverá mudanças nos que já estão em vigor.

O candidato afirma que é preciso fazer concursos com base em uma decisão da Justiça do Trabalho que anulou contratos que a Secretaria Estadual de Saúde tem com OSs porque os servidores não eram concursados. Para Haddad, é provável que isso estenda aos contratos com a prefeitura.

Ele ainda questionou a posição de seu adversário, José Serra (PSDB), em relação às parcerias. "Ele vai desafiar o Judiciário se decidir que a regra vale para as OSs?"

O tucano tem dito que as organizações sociais perderão autoridade para administrar caso tenham que fazer concursos públicos para contratar. Serra acusa Haddad de querer acabar com as parcerias.

O candidato fez as afirmações antes de participar de encontro com integrantes do sindicato dos caminhoneiros autônomos do Estado de São Paulo.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Eleições-Haddad - (Atualizada)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!