Política

Dilma diz que Lei de Cotas ajuda saldar dívida com pobres

Da Redação ·
Dilma diz que Lei de Cotas ajuda saldar dívida com pobres
fonte: Agência Brasil
Dilma diz que Lei de Cotas ajuda saldar dívida com pobres

SÃO PAULO, SP, 15 de outubro (Folhapress) - A presidente Dilma Rousseff disse hoje que o decreto que determina a reserva de metade das vagas de universidades e institutos federais para alunos de escolas públicas, negros e índios contribui para saldar uma dívida histórica do Brasil com os jovens pobres. As informações são da Agência Brasil.

A regulamentação da chamada Lei de Cotas está publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

No programa semanal Café com a Presidente, ela destacou que as universidades e os institutos federais terão quatro anos para implantar a Lei de Cotas de forma integral, mas que os processos seletivos para matrículas em 2013 já precisam oferecer uma reserva de vagas de 12,5%. "É bom ressaltar que a lei vale para todos os cursos inclusive, aos mais procurados, como medicina e engenharia, por exemplo", disse.

continua após publicidade
confira também



Dilma lembrou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) é outra possibilidade de acesso às universidades federais, pois oferece bolsas de estudo parciais e integrais a pessoas de baixa renda. Segundo ela, 1,1 milhão de estudantes no país já foram beneficiados pelo programa, que exige um bom desempenho do aluno no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Quem não for aprovado no ProUni, de acordo com a presidenta, pode recorrer ao Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que financia as mensalidades de faculdades particulares. Atualmente, 570 mil estudantes fazem cursos universitários em todo o país com o apoio do Fies, que também exige boas notas no Enem.