MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Empate técnico acirra disputa pela prefeitura, aponta Datafolha

Por Valmar Hupsel Filho SÃO PAULO, SP, 12 de setembro (Folhapress) - A corrida pela Prefeitura de Fortaleza ficou mais acirrada com redução da diferença entre os candidatos que lideram a disputa, aponta pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal "O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2012, 18:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:40:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade





Por Valmar Hupsel Filho

SÃO PAULO, SP, 12 de setembro (Folhapress) - A corrida pela Prefeitura de Fortaleza ficou mais acirrada com redução da diferença entre os candidatos que lideram a disputa, aponta pesquisa Datafolha divulgada hoje pelo jornal "O Povo".

Moroni Torgan (DEM), que liderava sozinho a disputa, agora aparece com 22% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Roberto Cláudio (PSB), que tem 17%. A margem de erro do levantamento, realizado anteontem e ontem, é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Elmano de Freitas (PT) aparece com 16% --considerando o limite da margem de erro, também está em situação de empate técnico com Moroni no primeiro lugar. Mas o Datafolha considera essa hipótese estatisticamente improvável, por pressupor duas situações de limite de margem de erro.

Heitor Férrer ganhou quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, de 29 e 30 de agosto, e aparece com 14%, em empate técnico com Roberto e Elmano, candidatos apoiados, respectivamente, pelo governador Cid Gomes (PSB) e pela prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT).

Moroni vem em trajetória descendente em relação às pesquisas anteriores do Datafolha --tinha 27% em julho e 25% em agosto.

Roberto e Elmano apresentam trajetória ascendente. O candidato do PSB, com arrecadação parcial de R$ 5,3 milhões --a maior entre os candidatos em Fortaleza e quinta do Brasil--, cresceu 12 pontos percentuais em 54 dias.

No mesmo período, Elmano de Freitas, que arrecadou R$ 3,1 milhões, ganhou 13 pontos. Nas colocações seguintes da pesquisa aparecem Renato Roseno (PSOL), com 8%, Inácio Arruda (PC do B), com 6%, e Marcos Cals (PSDB), com 3%.

Os demais candidatos não alcançaram 1%. Brancos e nulos foram 5%, e indecisos, 8%.

Rejeição

Moroni possui o maior índice de rejeição, com 36%. Em segundo lugar, empatados com 26% estão Inácio Arruda e Elmano de Freitas. Em seguida aparece Roberto Cláudio (20%). Renato Roseno aparece em nono, com 11% e Heitor Férrer em décimo, com 10%.

O Datafolha ouviu 831 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará com o número CE-00039/2012.

A divulgação do resultado da pesquisa Datafolha foi liberada pela Justiça Eleitoral depois que o instituto apresentou recurso contra representações apresentadas por Inácio Arruda e Renato Roseno na Justiça.

Os candidatos reivindicavam a presença de seus respectivos nomes nos cenários hipotéticos de disputas para o segundo turno.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Empate técnico acirra disputa pela prefeitura, aponta Datafolha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!