Política

Anibal Diniz deve substituir Marta na vice-presidência da Casa

Da Redação ·





Por Erich Decat

BRASÍLIA, DF, 12 de setembro (Folhapress) - A bancada do PT no Senado escolheu hoje o senador Anibal Diniz (AC) para substituir a senadora Marta Suplicy (PT-SP) na vice-presidência da Casa.

Marta deixará o Senado para assumir o comando do Ministério da Cultura. A previsão é que ela tome posse amanhã.

A troca foi antecipada pela Folha e faz parte do acordo para que a senadora se integrasse à campanha de Fernando Haddad (PT) pela Prefeitura de São Paulo. A nova ministra nega que ministério seja compensação por ajuda a Haddad.

Segundo o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), a escolha de Diniz foi por consenso. "Todos os membros apoiaram. Não houve processo de disputa. Foi plenamente tranquila a escolha", disse Pinheiro após reunião com os integrantes da bancada.

Até a véspera da escolha também foram cogitados para assumir a vice-presidência a senadora Ana Rita (ES) e o senador Jorge Viana (AC).

A escolha de Anibal Diniz será encaminhada ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Após o comunicado, Sarney deve convocar uma eleição ainda nesta quarta-feira para que o nome de Diniz seja confirmado pelo plenário.

Apesar da previsão de uma eleição, há um acordo político de que a vaga deve ficar com o PT, em razão de ser a segunda maior bancada do Senado.

Anibal Diaz ficará no posto até fevereiro de 2013 quando será realizada nova eleição para os integrantes da Mesa do Senado. O regimento da Casa não prevê reeleição.
 

continua após publicidade