Política

Lacerda vê campanha no tom correto; Patrus manterá estratégia

Da Redação ·





Por Paulo Peixoto

BELO HORIZONTE, MG, 12 de setembro (Folhapress) - Líder da pesquisa Datafolha divulgada hoje, o prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Marcio Lacerda (PSB), afirmou que sua campanha manterá o tom e o curso, sem previsão de desviar a rota.

"Esse resultado reforça o entendimento que nós temos é de que a população apoia o nosso trabalho, que fazemos uma campanha propositiva sem ataques pessoais. Vamos continuar nessa linha, mostrando os problemas e as soluções, o que fizemos e o que pretendemos fazer", disse Lacerda.

Com vantagem de 18 pontos percentuais sobre o candidato do PT, Patrus Ananias, Lacerda tem 49% das intenções de voto, contra 31% do petista.

Os dois oscilaram positivamente em relação à pesquisa do fim de agosto. Enquanto o prefeito oscilou três pontos, Patrus oscilou um ponto. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O PT diz confiar na mudança dos números a partir da entrada da presidente Dilma Rousseff na disputa em Belo Horizonte por meio dos programas da propaganda eleitoral, mas principalmente na confrontação, promovida pela campanha, das promessas feitas por Lacerda em 2008 e o que foi realizado por ele até agora.

Patrus disse que não tem motivos para mudar a estratégia que vem adotando e que a movimentação nas ruas tem mostrado que sua campanha cresce.

"Vamos continuar andando pelas ruas, dialogando com a cidade. Sinto que a campanha está crescendo, o sentimento das ruas é muito forte. [...] Vamos continuar com as carreatas, as plenárias, os encontros, com a certeza de que a nossa campanha leva o selo e a marca da vitória", afirmou o petista.

Dilma x Aécio

A presença da presidente Dilma na propaganda eleitoral do PT já exige dose extra de atenção por parte da campanha de Lacerda.

Com a madrinha de Patrus aparecendo em várias inserções ao longo do dia, a campanha do PSB avaliou ser a hora de o principal padrinho de Lacerda, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), voltar aos programas eleitorais.

Aécio já está nas inserções da campanha de Lacerda hoje, fazendo contrapeso à presença de Dilma.

Isso já aconteceu no começo da propaganda no rádio e na TV, quando o PT explorava bastante a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A pesquisa Datafolha apontou que, dos 42% dos eleitores que disseram ter assistido ao horário eleitoral, mais da metade (52%) acha que Lacerda está se saindo melhor no programa exibido. Patrus obteve 28% de aprovação. 11% não souberam opinar. Para 5% dos eleitores, nenhum candidato está se saindo melhor na propaganda eleitoral.
 

continua após publicidade